quinta-feira, 3 de março de 2011

Para os amantes de orquideas!

Eu pessoalmente adoro flores (ou não me chamasse Margarida)!

Se pudesse teria flores frescas em casa sempre... mas com a malfadada crise, tal não é viável. 

Há falta de flores frescas acabadinhas de chegar da florista ou do hipermercado, tenho sempre uns vasos com plantas espalhados pelos parapeitos das janelas.

Há cerca de 5 anos a esta parte, criei um gosto particular por orquideas. Para além da beleza estética destas plantas (ficam bem com qualquer decoração e em qualquer lado), dão alegria à casa, e ao contrário do que muitos pensam são de fácil manutenção.

Para acabar com esse "mito" de dificuldade para cuidar de orquideas passo a explicar o que é preciso fazer para que elas estejam sempre bonitas (pelo menos é o que tenho feito e elas estão sempre lindas):

1º - Necessitam de pouca rega (eu no inverno rego-as de 2 em 2 semanas e no verão de 1 em 1). E não precisam de ficar encharcadas em água quando são regadas, muito pelo contrário, rega-se pouco de cada vez (cerca de 30 ml a cada rega):

2º - Adoram o sol (mas sem escaldão, como nós). O ideal é tê-las num local onde apanhem o sol da manhã e estejam protegidas do sol da tarde. Mas sempre, sempre, num local com muita luz natural.

3º - Quando uma folha verde ficar estragada e for necessário corta-la, ou se se partir, pôr no local e perto das raizes, canela em pó (esta dica aprendi com a minha 2ª mãe, ou seja, a minha sogra).

4º - Quando acaba o periodo de floração, é necessário cortar um pouco da haste. Contamos 4 nós na haste e cortamos, para que volte a florir novamente.

5º - Aduba-la só após a floração. 


Aqui vão algumas fotos das minhas orquideas que voltaram a florir novamente.



 

Estas já deram um ar da sua graça!



E esta (mais umas quantas que andam por aqui) estão quase, quase...


Uma coisa que aconselho é o de escreverem no vaso a cor da orquidea (se como eu tiverem várias). Senão têm de esperar que floresça.

Cá em casa eu e o meu pequenote andamos num jogo de adivinhas para saber qual a cor da próxima orquidea que irá florir. É sempre uma incógnita ;)






6 comentários:

  1. Olá Guidinha, vim espreitar o teu cantinho e fiquei muito feliz por encontrar este post em que falas da forma com que tratas as tuas orquídeas.
    Já conhecia essa dica da canela, aprendi pela internet, mas de resto, acho que nunca encontro informação suficiente...
    Tenho 3 orquídeas neste momento, uma delas é do ano passado, e deveria estar a começar a florir por esta altura. Cortei a haste 3 nós acima, e ali está até hoje: não floresceu mais vez nenhuma, nem secou. Vão nascendo folhas novas, parece muito viçosa e saudável, mas não floresce. E até a tenho num lugar com muita luz...

    Já sei onde vir quando precisar de dicas (se não te importares) :)

    Beijinhos, e obrigada pela tua visita!

    ResponderEliminar
  2. Olá Carla e bem-vinda ao meu cantinho. Fico contente por gostares :)
    Quanto à tua orquidea que ainda não deu flor, a haste que cortaste não secou? Quando secam corta-se mesmo junto às folhas porque depois nasce outra haste noutro lado.
    Por vezes demoram a florir mas acabam por o fazer, se dizes que as folhas estão viçosas pode ser uma questão de tempo. Verifica se está a nascer uma haste noutro local.
    Beijinhos e Volta sempre que quiseres!

    ResponderEliminar
  3. Olá Guida!!
    Tenho um orquídea rosa à sete meses está linda e saudável. Nestes dias as últimas flores caíram e uma das ramificações do caule começou a ficar castanho.
    Pergunto o que devo fazer?
    - Corto só a parte do caule que ficou castanha?
    - Conto 4 ou 3 nós e corto o caule? depois deste corte, este caule volta a florir ou nascem sempre outro?

    Obrigada pela partilha do teu conhecimento.

    Um recente apaixonada por orquídeas
    Mafalda

    ResponderEliminar
  4. Olá Mafalda :)
    Só agora vi este comentário e passo a escrever o que costumo fazer nesses casos.
    Quando acaba a floração da orquidea corto o caule a meio do 3º nó, para que volte a crescer outra ramificação. Por vezes após o cair da flor o caule fica todo castanho e nesse caso corto-o rente às folhas, pois nascerá outra ramificação noutro local que posteriormente irá florir. Pongo também um pouco de canela nas raizes da orquidea... e depois é esperar que as flores apareçam novamente.
    Espero ter ajudado :)

    ResponderEliminar
  5. Guidinha, preciso muito da tua ajuda, vim reler este post pois o A. ofereceu-me um orquidea que acho que já está a ficar doentinha e vim ver que cuidados lhe heide dar. :-(

    Queres espreitar a minha pequenina passa lá no blog. :-)

    Beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)