domingo, 8 de maio de 2011

Receitas MFP!

Ontem lá fui eu toda contente experimentar a minha MFP :)

O que acontece com as primeiras experiências, é que por norma nunca ficam como estamos à espera! Mas por vezes ficam ainda melhores :)

Vou vos contar então como tudo correu. Como escrevi inicialmente, lá ia eu toda contente experimentar a minha "piquena". Andava com a mania que iria fazer pãozinho com chouriço para o lanche. Vi 1001 receitas na net e principalmente nos blogs que sigo. Desde já agradeço as vossas indicações. Mas continuando, lá fui eu e escolhi um (já não me lembro de onde porque vi tantos e não apontei) em que uma parte da receita era feita na máquina (o amassar) e o restante no forno.

Preparei tudo e quando olho para a máquina 1h depois, já o pãozito estava formado e não apenas a massa a ser amassada, e eu pensei "Mauuuu, como vou tirar aquilo da cuba e fazer bolinhas com chouriças (sim, porque eu comprei chouriças) se o pão está a ficar formado?".

Ao fim do tempo indicado e programa terminado tinha um pão rústico prontinho e nada de massa para ainda ir ao forno. Pensei "O que fiz eu errado? Será que está comestivel?". Como sempre resolvi dar um "litle twist" na receita e por vezes isso é a "morte do artista", temos de ser rigorosos. Mesmo assim, ainda não estava convencida... mesmo depois da receita não ter sido feita igual ao que tinha lido nos blogs, mesmo depois de não ter feito igual à receita que vinha na farinha (usei a Nacional, porque o que é nacional, supostamente é bom)... Olhava para o pão e é certo que não tinha chouriças, mas cheirava tão bem, tinha um aspecto tão bom, que só poderia estar bom pois afinal os olhos também comem e os meus e os do meu amorzito, desde que tinha tirado aquele pão da máquina que o estavam virtualmente a fatiar e a comer com manteiga.

Depois de ainda o ter posto no forno durante 5 minutos com medo que por dentro ainda não estivesse pronto, fatia-mo-lo, pusemos manteiga e... suspense...estava EXTRAORDINÁRIO!!!!! Muito, mas muito bom!

Não era pão com chouriço ou chouriças mas um pão rústico muito saboroso. Qual foi o erro que me levou a esta descoberta? Enganei-me no programa...!!!! Claro, aqui a noob em vez de pôr no programa 6 pôs no 5.

Já li coisas muito boas àcerca das MFP, mas li também outras menos boas, mas a minha experiência correu maravilhosamente bem e vou partilhar convosco a receita. Para quem gosta de pão de Mafra ou da Aldeia, este Pão Rústico é uma maravilha, de certeza que vão gostar!

Ora cá vai, inventei um cadito mas valeu a pena:


500 gr. Farinha Pão Rústico
1 Ovo
1 Colher de Café de Sal
1 Colher de Café de Açucar
1 Colher de Sopa de Azeite
1 Colher Fermento Padeiro Vahiné
300 ml Água morna

Colocar os ingredientes na MFP na seguinte ordem:

Água
Ovo
Azeite
Sal
Açucar
Farinha
Fermento

Programar a MFP para o programa 5 (MFP Lidl), que coze e leveda rapidamente (demora 1h20). O grau de cozedura foi o mais tostado.

Fica fofinho por dentro e estaladiço por fora. Uma delicia!




Claro que ontem ainda fiz o Pão com choriças (sou muito teimosa), alterei uma coisita em relação a este e... AINDA FICOU MELHOR! Amanhã faço o post do outro.

Até já estou a fazer um livro de receitas para a MFP. Todas as que fizer e ficarem boas vão ficar "imortalizadas" ;)



7 comentários:

  1. Boa!!!Tens de continuar só assim ficas habituada á massa e á mfp....E se fizeres borrada tudo se resolve....e no fim tudo se come!!

    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Que bom teres começado já com a sorte de principiante. Espero que continuem a sair daí maravilhosas receitas :)
    Quando li a tua receita surgiu-me uma dúvida. Tendo tu usado farinha pré-preparada da Nacional, a mesma já tem fermento. Qual a razão de acrescentar ainda mais fermento?
    Beijocas e o resto de um bom domingo.

    ResponderEliminar
  3. Ana Rita: Tens razão a prática trás a perfeição.

    Luarte: Como na maioria das receitas do pão com chouriço levava fermento resolvi pôr também :) Pode ser que tenha crescido mais um cadito... mal não fez...

    Ainda sou uma noob nestas andaças. Hoje estou a experimentar a do pão branco farinha Continente, vamos lá a ver como corre.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Tá giro o teu blogue Guidinha, tb tenho uma MFP igual á tua, são uma maravilha não são?
    Já sou tua seguidora:))
    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Paty, sê bem-vinda ao meu cantinho :)
    Realmente estas MFP são mesmo boas... nada como ter uma ajudinha para nos tornarmos em fadas do lar sem grande esforço ;)

    ResponderEliminar
  6. Guidinha , quando vi que tinhas conseguido comprar a MFP no Lidl , nao resisti e como eu tava a espera que viessem em promoção pra comprar pensei bom se não é altura e a Guidinha encontrou pode ser que aqui ao pe da minha casa tambem aja. Não é que chego lá e vejo uma montanha delas agarrei me logo a uma e claro assim que cheguei tinha que experimentar. Eu usei da farinha do Lidl, o paozinho de sementes saiu que foi um encanto, mas pra mim so tem um defeito sabe me demasiado a fermento. Ontem fiz um de azeitonas e tava bem bom.
    Que a tua aventura com a MFP continue um sucesso.

    ResponderEliminar
  7. Estás a ver :)
    Ainda bem que também encontraste e estás satisfeita.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)