sexta-feira, 3 de junho de 2011

Coisas que gosto...

Quando era miuda costumava ir brincar para casa de uns vizinhos a quem chamava de "tios". Tinham idade para ser meus avós e sempre me trataram como tal.

Nessa casa eu tinha duas grandes manias: a primeira era brincar debaixo da mesa da sala fingindo que guiava um carro. Era uma mesa fora do vulgar, pequenina, e com a base em forma de quadrado em baixo, que era exactamente a minha medida e na qual eu encaixava na perfeição. Escusado será dizer que com os sapatos risquei a base da mesa toda. Mas, mesmo sendo uns "tios, avós" de mentirinha, claro que me desculpavam tudo... Gostavam mesmo era que aparecesse por lá para lhes animar a casa!

Outra coisa que me fazia as delicias, era um serviço de chá centenário da Vista Alegre, que estava exposto num móvel. Ficava tempos esquecidos a olhar (só a olhar nada de mexer) para aquela paisagem maravilhosa e a imaginar tanta coisa... Que bons tempos!

Quando cresci foi-me oferecido o tal serviço que tantas delicias me fez em miuda (e ainda faz agora em graúda). Já o tenho há mais de 10 anos e confesso que ainda hoje não me canso de olhar para ele.

Pedi à minha madrinha, quando vim morar para a minha casinha, para me fazer uma toalha em ponto cruz com as cores do mesmo serviço (depois mostrarei).

Partilho agora convosco algo que guardo com muito carinho!


Está exposto num armário com porta de vidro,  na minha cozinha.


Pormenor da imagem que tantas delicias me fez...

É lindo, não é?

15 comentários:

  1. É espectacular :) eu tb ia para casa de uns vizinhos, mas era o "tio" e a minda :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que serviço bonito, a minha mãe tem um parecido.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. É muito lindo, sim! Ele só está em exposição ou também o usas?
    Pergunto isto , porque dá-me imenso gozo usar essas peças. Se tenho medo de as partir? Tenho muito! Mas teria mais pena de não o usar, com medo de as partir :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada às 3 :)

    Luarte: em resposta à tua pergunta, quando vim morar para a minha casinha, como disse, até pedi à minha madrinha para fazer uma toalha para este serviço, mas a verdade é que nunca tive coragem de o usar. É extremamente delicado... quando o limpo faço com 1000 cuidados e sempre com medo que se parta ou estale... e eu teria um treco se isso acontecesse. Portanto, até superar essa mania, fica exposto na minha cozinha sobre um vidro transparente para que possa ser contemplado :)

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Realmente é lindíssimo, eu também sou apaixonada por estas coisinhas .
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. é um charme dá até pena de usar.

    bjs

    ResponderEliminar
  8. Compreendo a tua preocupação com o serviço, ele deve ser bem antigo porque eu conheço muitos serviços da Vista Alegre (não fosse a minha terra!) e nunca tinha visto um parecido.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Que serviço tão original. Imagino que aquelas imagens fizessem mesmo as delícias de uma pequena.
    Compreendo que se use com li cuidados, mas quer um conselho? Use! Nem que seja uma vez na vida! Vai ver o prazer que é dar vida a peças que evocam outras pessoas que nos são queridas!
    Babette

    ResponderEliminar
  10. Obrigada a todas pelos elogios, pelo carinho, observações e conselhos :)

    Realmente este serviço é muito antigo, como disse centenário. Já vi um parecido na net mas em azul (o meu é mais bonito, eheheh), e dizia ser da colecção 1887-1926 (julgo que não me enganei nas datas.
    As chávenas são tão fininhas e delicadas que parecem da grossura das folhas de papel (daquelas de 100 g.m.2), por isso tenho tanto cuidado com ele... Quanto aos pratos para os bolos que são 2, quem sabe não os use um dia destes.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. UMa lindeza Guidinha, mas realmente é pena se se partir alguma peça, porque nao ha forma de repores com certeza, portanto contenta te com o olhar.

    BJos

    ResponderEliminar
  12. Enganei-me na data: 1881/21... Tadito, ainda é mais velhote.

    ResponderEliminar
  13. Muito bonito, mas, como disse a Babete, use!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Olá

    Que lindo esse serviço , realmente parece aquelas peças quando bricávamos em criança, obrigada por partilhar , muitas beijocas da xanó

    ResponderEliminar
  15. Que lindo Guidinha!

    E fica muito bem exposto na tua cozinha.

    Mas acho que devias usá-lo nem que fosse numa data importante; Natal, Páscoa,... e depois guardavas com todo o carinho e consideração.

    Parabéns, tens um belo tesouro.:)

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)