segunda-feira, 13 de junho de 2011

Bôla de Carne!

Antes de mais Bom Sto. António. Apesar de estar a viver no Porto, como boa lisboeta que sou hoje é um dia para comemorar!

Não acho que para comemorar o Stº. António (falando de mimar a gulodice e forrar o estômago) se faça só com sardinhas, febras assadas, caldo verde... Acho que essencialmente, é um dia de petiscos :)

Ora deixo-vos aqui uma receita que resulta maravilhosamente bem na MFP (minha aliada).

BÔLA DE CARNE

Ingredientes para a massa:

235 ml Água Morna
1 Fio de Azeite
1 Ovo (opcional)
500 gr. Farinha Brioche (usei da Nacional)

Meter os ingredientes na cuba pela ordem acima indicada. Programar a MFP para o programa massa e quando terminar, retirar a cuba e tapa-la por 10 minutos com pelicula transparente.

Entretanto enfarinhar uma superficie e forrar um tabuleiro com papel vegetal.

Ingredientes para o Recheio:

150 gr. Bacon fatiado
150 gr. Fiambre fatiado
150 gr. Chourição fatiado
150 gr. Paio York fatiado
100 gr. Queijo Flamengo fatiado
1 Ovo para pincelar

Após os 10 minutos, retirar a massa da cuba e pô-la na superficie enfarinhada, esticando-a com um rolo.
quando estiver bem esticada e com a grossura de 0,5 cm, colocar as carnes, em camadas, nas extremidades da massa deixando por ultimo as fatias de queijo.
Enrolar as extremidades de forma a ficarem camadas alternadas (carne, massa).
Levar ao forno a 50º durante 30 minutos para crescerem mais um bocadinho. E após essa meia-hora pincelar a superficie com ovo e levar novamente ao forno durante mais 30 minutos a 180º.

Fica muito saboroso... Acho um bom petisco para este dia!


Um óptimo dia de Stº. António para todos!

6 comentários:

  1. E que belo petisco, vou guardar a receita...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma receitinha para a minha colecção :)
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Hummmm que delicía ,adorei a receita Guidinha,tenha um dia lindo amiga,bjkas...

    ResponderEliminar
  4. Obrigada meninas :)
    Experimentem que vão adorar!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Optimo petisto!! e eu que mesmo em lisboa estou de castigo e não pude ir aos santos populares! para o ano.... bjks

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)