quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Tabela de Bom Comportamento ;)

Quem tem filhotes, sabe que há alturas em que andam umas pestinhas do pior... Como que um braço de ferro entre pais e filhos... e então os 5 anos, são digamos que... tramados!!!

De há uns tempos para cá, o nosso pequenito de vez em quando andava completamente impossivel de aturar. Sabem aquela canção do António Variações? "Só estou bem onde não estou, etc, etc, etc...." Era mesmo assim, se estava em casa queria ir passear, se ia passear queria estar em casa. Em nossa casa queria ir para casa dos avós, nos avós queria vir para casa. Andavamos a dar em doidos. Nunca fomos uns pais de fazer tudo o que o menino quer. Tentamos impôr disciplina, para que não se torne num adulto frustrado com as contrariedades da vida... mas é uma etapa complicada. Bem, o que é certo é que havia dias que chegavamos à noite completamente frustrados com a situação. Parecia que nada resultava.

Ora bem, na 2ª feira estreou no Canal Panda uns desenhos animados (que já conhecia) que são muito didácticos e divertidos: o Sid Ciência. Realmente é um programa que os ensina coisas realmente interessantes e de uma maneira divertida!

Mas continuando... o 1º episódio falava sobre tabelas e eis que me surge uma ideia.

O meu pequenito adora o Natal (porque será?), então disse-lhe " A mamã vai fazer uma tabela com o teu comportamento. Se te portares mal, no final do dia ponho uma cara triste e te portares bem ponho uma cara feliz na tabela. Fazemos isto até ao Natal e depois contamos as caras tristes e felizes. Depois mando a tabela ao Pai Natal e se te tiveres portado mais vezes mal que bem, o Pai Natal não traz prendinhas!!!". O meu pequenito gostou da ideia e nestes 2 dias que se seguiram tem-se portado como um anjinho.

Não sei quanto tempo irá durar, mas enquanto dura é muito eficaz. E sem dar por isso, o pequenito já se esforça para atingir um objectivo.

A tabela fiz em excel e inseri umas imagens infantis para dar alguma graça e cativar o pestinha... muito simples.


Já tem 2 carinhas sorridentes :)

Fica aqui a dica!

14 comentários:

  1. Tem dias que são uns diabinhos, eu também dou pontos aos meus filhotes, pelo seu comportamento...As vezes resulta mas depois passa-lhes!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. É uma boa ideia, também tenho uma pestinha com quase 5 aninhos e há dias que fico com os cabelos em pé...
    Vou experimentar a ver se resulta:)

    ResponderEliminar
  3. O meu filhote já vai para a 4ªclasse e todos os anos a professora tem uma tabela de comportamento com cores, resulta bastante!! e á sexta feira vem a cor predominante para casa para os pais saberem e assinarem, bjks

    ResponderEliminar
  4. Também cheguei a fazer isso com a Mariana. No entanto, agora com 10 anos, já não funciona!!
    :)

    ResponderEliminar
  5. Guidinha, amei sua tabela, tomara que tenha só sorrisos, teu filho se sentirá importante e orgulhoso, afinal várias pessoas podem ver a tabela, não é?!
    Querida, que pena que está tão longe para o sorteio, mas farei um pensando em vocês, que não moram no Brasil.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Estou precisamente a fazer uma tabela para a minha pikinota de 4 aninhos ;)Ela tem na escolinha dela e dá-lhe muito valor. Ela anda empolgadíssima por ver finalizada. quando tiver mostro-te.O objectivo é que vou pôr mais perto para que ela veja que está a conseguir. Acho que se for só para o Natal, é muito longe e pode não dar valor. O Primeiro será daqui a uma semana. o próximo dura duas semanas e assim sucessivamente. Vamos ver se resulta pelo menos por algum tempo...rsrsrs..

    bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Céus e se eu vos contar que um certo coelhinho da páscoa esta noite levou um brinquedo do G.que teima em não adormecer sozinho e de vez em quando o coelhinho traz um miminho depois de muitas noites a dormir sozinho mas agora teima em não adormecer então o coelhinho levou um brinquedo que gosta muito e só devolve se voltar a adormecer sozinho...As coisas que fazemos...

    ResponderEliminar
  8. óptima ideia vou fazer para os meus...
    já há tabela com tarefas...
    agora de comportamento!
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Vocês acreditam que no dia que fiz este post o meu pequenito ganhou uma carinha triste? O que vale é que ontem compensou... Não é fácil educar pestinhas!!!

    ResponderEliminar
  10. Adorei este quadro, já cheguei a fazer um com caras sorridentes (smileys) para a minha filhota, agora tem 9 anos, não tenho necessitado muito dele, mas agora com um "pestinha" de quase 2 anos vou voltar a usar de certeza. hehehe
    Gostei deste blog e vou voltar mais vezes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Carla :) Sê bem-vinda ao meu cantinho!
    Beijinhos e volta sempre que te apetecer.

    ResponderEliminar
  12. Que boa ideia. Fantástica maneira de cativares o teu filhote.

    Beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)