domingo, 24 de março de 2013

Domingo de Ramos - um presente para a madrinha!

Como já vem sendo hábito, no Domingo de Ramos, sou eu que faço a prenda para a madrinha do meu amorzito, e faço-o com muito gosto. Devo dizer que a deste ano saiu ainda melhor do que esperava inicialmente.

Já referi anteriormente que não costumo comprar as plantas (o nosso ramo para a madrinha é uma plantinha), na semana que antecede o Domingo de Ramos, e muito menos no próprio dia. O preço sobe consideravelmente e eu acho que não se justifica. Costumamos comprar, pelo menos, 2 semanas antes.

Este ano numa ida ao AKI, vi uns bolbos de túlipas laranja e trouxe-os comigo. Acho a túlipa uma planta muito bonita e delicada (tal e qual a madrinha do amorzito).

Plantei-os e fiquei ansiosa à espera para vê-los crescer. Plantei 1 num vaso, 3 noutro e 2 noutro.

Aqui já tinham começado a dar um ar da sua graça:




O bolbo que se desenvolveu melhor foi o que estava só... lá diz o ditado, por vezes "mais vale só que mal acompanhado".

Aqui está a escolhida antes do arranjo feito.


A ideia da túlipa estava formada há muito, mas na Sexta-feira passada (trazidos pelo meu amorzito que já entrou na onda do meu gosto pelo bricolage) viéram cá para a casa estes 2 pequenos caixotes de fruta:


Pensei logo que um deles seria perfeito para completar o arranjo da túlipa... Em vez de 1 planta, que tal um canteiro?

O único defeito destas caixas eram os enormes agrafos que tinham:




O meu amorzito lembrou-se que o feltro seria o material que melhor poderia disfarça-los... e tinha toda a razão.

Vou partilhar convosco o que fiz com um deles.

Depois de o lixar muito bem...



... com imaginação, trabalho, carinho à mistura e com os materiais que tinha disponíveis em casa, saiu este lindo canteiro:



Não vos desperta algumas ideias?

Para a outra caixa já tenho uma encomenda... a do meu filhote... e eu tenho umas ideias para transforma-la...
E em breve mais 2 caixas iguais virão aqui parar... também quero pôr outras ideias em prática.

Aqui está com o arranjo do vaso da túlipa. Ficou giro? Acham que gostará?


Quando fizer as outras caixas partilharei convosco. Começo a ficar um pouco "obcecada" com caixas de madeira.

Bom Domingo de Ramos :)

14 comentários:

  1. Espero que seja desta, já escrevi 3 vezes e depois cai a net..
    Que lindo que ficou.
    tenho um caixote de morangos aqui há espera de imaginação esse está lindissimo mas eu não me ajeito muito com o feltro.
    Foi colado com cola quente?
    O resultado final do "canteiro" cheio de flores está perfeito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Pintinha,
      Tu tens tanto jeito para a costura que trabalhar com feltro deverá ser facílimo para ti... talvéz tenhas tido uma experiência que correu que correu menos bem, mas tenta novamente que não te irás arrepender, pois o feltro é um material muito fácil de trabalhar e muito versátil.
      Quanto à tua pergunta, o feltro que forrou a caixa foi todo colado com cola UHU (aquela em bisnaga, normalissima), porque se colares com cola quente, fica a notar-se a cola por baixo pois tem volume e o trabalho não fica perfeito. Com cola UHU,não se nota nada.
      Com cola quente, apenas colei as flores, pois torna-se mais rápido.
      Se tiveres alguma dúvida ou precisares de ajuda estás à vontade... manda-me um email que tentarei ajudar-te. Vais ver que vais começar a fazer muita coisa em feltro.
      Beijinho e bom Domingo!

      Eliminar
  2. Que trabalho fantástico, ficou lindo, lindo ,lindo, a madrinha do teu pequenote deve ter ficado fascinada e super feliz. Beijocas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elsa.
      A madrinha é do meu marido e não do pequenito e ela gostou sim!
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. A caixa ficou linda, linda e as túlipas são das minhas plantas favoritas :o)

    Mas é costume oferecer alguma prenda às madrinhas no dia de ramos?! Eu sou madrinha e nunca recebi nada, bolas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando morava em Lisboa dava um presente só na Páscoa à minha madrinha, mas aqui no Norte é tradição os afilhados oferecerem no dia de Ramos um ramo de flores, ou uma planta à madrinha e as madrinhas oferecem aos afilhados uma prenda no dia de Páscoa.

      Beijinho

      Eliminar
    2. Engraçado :) nunca tinha ouvido nada sobre isso!
      Para o ano vou pensar num ramo bonito... este já vou atrasada.

      :)

      Eliminar
  4. Bem que trabalheira ,ficou linda :)
    Boa Guidinha
    Com essas caixas fazem se muita coisa :)
    bj
    Lulu

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Lulu :)
    Sabes que quem corre por gosto...
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  6. Uau ficou lindo, adoro túlipas e ainda por cima com esse canteiro super fofo, ela vai adorar de certeza :)

    ResponderEliminar
  7. Como é que me passou este post?
    Tenho a dizer-te que quando ao ler o teu post e ao chegar à parte das caixas de madeira me interroguei como é que tu estavas a ver ali um canteiro?
    E não é que saiu um canteiro lindo e amoroso. Aliás, a mim faz-me lembrar mais do que um canteiro, faz-me lembrar um jardim :)
    Que trabalheira que tiveste, mas o resultado está à vista.
    Lindo!!!!!!
    Tu e o feltro são grandes amigos, não há dúvidas nisso!
    Beijinhos e boa Páscoa*

    ResponderEliminar
  8. Ficou lindíssimo! Já estou a seguir o seu blogue.

    Convido-a a visitar o meu cantinho:
    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)