quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Doçura ou travessura?

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Doce de abóbora com amêndoas torradas.

A saga de doces/compotas continua :)

Há umas semanas, veio do quintal da avó C. uma bela abóbora que caiu com o peso. Depois de partilhada, calhou-nos a nós 4 grandes pedaços. Um utilizei na sopa e os restantes congelei. Como infelizmente não temos uma arca, precisamos do espaço para guardar carne e peixe e lembrei-me de retirar os restantes pedaços da abóbora e fazer doce.

Já tinha reparado nos hipermercados no doce de abóbora com nozes. A ideia de um fruto seco "contrariar" o adocicado da abóbora agradava-me, mas não tinha nozes... Bolas!!!!

Olhei para a prateleira e reparei numas amêndoas laminadas. Acendeu-se logo uma lâmpada (das economizadoras) cá na minha cabecinha e toca a fazer doce, não com nozes, mas com amêndoas.

Segui os mesmos passos que os das anteriores compotas (todas feitas na MFP) e depois agarrei num punhado de amêndoas e torrei-as numa frigideira (algumas não só torraram como esturricaram, pormenores...).

Após o doce feito, toca de pô-lo nos frascos esterilizados (reciclei frascos de azeitonas) e no final coloquei as amêndoas torradas.

Antes provei o doce com as amêndoas torradas e adorei o resultado. A amêndoa equilibra na perfeição o doce da abóbora.

Não pensei que ficasse tão saboroso sou sincera. Aliás, se não fosse ter abóbora a ocupar o congelador não teria experimentado. Mas agora recomendo ;)

Mais doces prontos para adoçar o Natal!


Bom fim-de-semana!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

DIY Natal!

Oláaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa :)

Hoje resolvi partilhar convosco uma ideia muito simples que tive mas que acho que dará aquele efeito tcharammmmmmmmmm, aos embrulhos de Natal.

Todos os anos gosto de pensar numa forma diferente de fazer os embrulhos natalícios.  Acho que concordam comigo que um presente embrulhado com carinho é logo outra coisa.

Ora bem, para estes "miminhos" irão precisar de:

Material:

Massa de modelar (compra-se em qualquer supermercado)
Rolo da massa ou plasticina
Formas de bolachas ou plasticina
Lima (aquelas das unhas que já estão prontas para ir parar ao lixo)
Fitas 
Cola


Tiram um pouco de massa para modelar e esticam com o rolo (não se esqueçam de fechar bem a embalagem com a restante massa para não secar).



Com um cortador de bolachas cortar a massa de modelar carregando bem para que todos os pormenores fiquem visíveis.

Também podem utilizar aqueles cortadores de plasticina ou para quem tem jeito, pode desenhar numa folha ou cartão, recortar, colocar em cima da massa e com uma faca cortar a forma do desenho.




Depois colocam num tabuleiro e deixam secar totalmente (como os dias por aqui andam húmidos demorou 4 dias a ficar bem seco).

Nas estrelas fiz um furo com um palito para colocar posteriormente uma fita.


 Quando estiverem secos com uma lima de unhas velha limam todas as arestas.



No final é só dar largas à imaginação. 

Eu às estrelas coloquei uma fita e irei atar aos presentes. Podem deixa-las assim, ou colocar o nome do destinatário da prenda. Fica mais original que as etiquetas convencionais.




 Aos ursinhos e bonecos de gengibre colei uma fita para dar uma gracinha... para esses bonecos terei outro destino que mais tarde mostrarei.



Gostaram?



sábado, 13 de outubro de 2012

Um cheirinho a Natal...

Já escrevi aqui anteriormente o quanto adoro o Natal :) É a minha altura festiva preferida e anseio por ela o ano inteiro.

Ainda me lembro há uns anos, 8 ou 9, quando ainda morava em Lisboa de, em Setembro, com um calor abrasador e já nas galerias do Saldanha, na loja Tribo (se não estou em erro), tinham decorações de Natal.

Desde que aqui estou (no Porto), isso também já aconteceu... as lojas começarem a época natalicia bastante cedo, mas este ano já andava a espreitar as minhas lojas favoritas e nada...

Há muitos anos que adoptei uma tradição minha. A de todos os anos comprar algo novo para decoração natalícia, nem que fosse apenas uma coisa pequenina. Já o fazia em casa de meus pais e aqui continuo. Talvez por isso, quando tivemos a nossa casa, trouxe imensas decorações de Natal de casa dos meus pais.

Mas adiante, ontem numa ida ao NorteShopping estavam algumas lojas enfeitadas para o Natal. Fui à Loja do Gato Preto (a minha preferida) e fiquei com os meus olhos tipo luzinhas de Natal a piscar sem parar. O meu amorzito mal viu a montra e olhou para mim fez aquela cara tipo "Valha-me Deus que já está naquela altura do ano... Estou tramado!". E eu só dizia "Ohhhhhhhhhhhh... tão giroooooooooooooooooo!!!! E esteeeeeeeeeeeee, tão fofinhooooooooooo!!! E aquilo ficava tão bem na nossa lareira!!!!"

Tinha vontade de trazer a loja toda para casa, mas como não pôde ser, trouxe uns miminhos para começar a magicar a decoração deste ano... E bem tenho que inventar porque o local da árvore de Natal tem a lareira e eu ando a pensar numa coisa que... digamos que... Amorzito quando leres isto lembra-te que as minhas ideias por vezes parecem absurdas mas resultam. Mentalidade aberta, ok?

Mas vou partilhar convosco o que escolhi:


O urso é articulado e é em barro julgo eu; A casinha e o enfeite em madeira têm aquele aspecto rústico que adoro e a tampa para o lava-loiça foi na PRT e estava em promoção com -60%

Entretanto também tinha comprado na Quinta-feira esta revista que gosto bastante. Tem uns visuais natalícios muito giros. Dá para tirar bastantes ideias e adapta-las ao nosso gosto e bolsas.



Por aqui já se pensa no Natal e por aí?

Bom fim-de-semana!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Mais compotas...

Ora viva :)

Fiz mais compotas, desta fez de frutos vermelhos.
Continuo a fazer da mesma forma simples e saborosa... lá dizem que "em equipa que ganha não se mexe ;p".

Ver também este post, e este, e e mais este, que contêm algumas receitas das minhas compotas feitas anteriormente.

Fica aqui a dica, não da receita, mas da decoração dos frascos, pois sei que muitas de vocês também anda a preparar delicias para os cabazes de Natal. Para decora-las tentei algo diferente, o de queimar em volta do rótulo. Deu um efeito mais rústico e eu gostei bastante. Mas passemos a mostrar a dita:



Gostaram?

Mais tarde mostrarei como as embalarei para oferta... ando aqui a magicar numa coisa...

sábado, 6 de outubro de 2012

Tapando buracos...

Há uns meses comprei no Continente, uma toalha que adoro. Para mal dos meus pecados, num aniversário, a bela toalha ficou com um belo buraco. Sabem aqueles "pequenos fogos de artificio" que se põem em cima dos bolos? Pois é, deixei cair um na toalha e ficou logo um buraco.


Ia tendo um treco!!! Tinha de acontecer logo numa das minhas toalhas favoritas (talvez por a usar muitas vezes, DAHHH!!!).

Solução para tapar aquela "beleza"? Sim, porque podia ter feito um buraco num sitio onde não ficasse visivel, mas NÃOOOOOOOOOOOOO, foi logo em cima, onde não dá para esconder! Continuando... a solução (visto que não sei dar daqueles pontos quase invisiveis), foi um simples laço.

Uma fita com cores que se enquadravam no padrão da toalha; um lacito, coser atrás e já está, um disfarce para a minha azelhice.


Não foi nada elaborado (até porque não sei fazer tal coisa), mas escondeu algo que me andava a chatear, pois parecia que de cada vez que via a toalha, os olhos direccionavam-se logo para lá. E deu um toque mais romântico à toalha.

Agora já posso estrear a loiça nova que faz parte desta colecção :)


Numa altura em que o nosso país para além de estar de "pernas para o ar", está cheio de "buracos", era bom que fossem assim tão facéis de solucionar!

Bom fim-de-semana!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Mais decorações de Outono!

Há uns dias ao ver um post no blog da Carla "Arte e Manha", veio-me à memória que no 1º ano que passamos os três na nossa casa, o 1º Outono, comprei na feira da Sra. da Hora umas abóboras decorativas girissimas.

O que é certo é que foi a 1ª e única vez, pois nunca mais lá as vi.

Este ano, graças a um post da Carla, como há havia mencionado, fui ao Lidl e dei com as benditas abóboras.

Como não fui no 1º dia, já estavam muito escolhidas, mas ainda comprei umas giras. Com elas fiz um arranjo para a mesa da sala.




Este prato foi comprado também na feira quando comprei as 1ªas abóboas... há 6 anos e meio (uma pechincja). Foi comprado propositadamente para albergar as "meninas".

Este ano ainda comprei, também no Lidl, uma abóbora-menina para a sopa. Mas enquanto não vai parar à sopa... pára em cima da mesa da cozinha ;)



Gosto do Outono (àparte das alergias)! Gosto das cores, gosto da temperatura, gosto do facto de sabermos que o Natal se aproxima a passos largos ;)