sábado, 30 de abril de 2011

Ideia a custo 0

Eu não tenho muita paciência para andar à procura seja do que for por tempo indeterminado... gosto das coisas nos seus devidos lugares, e se não os há... arranjam-se!

Não sei se se passa o mesmo convosco, mas aquele material "miudinho" que temos nas nossas secretárias, se não arranjamos lugar para ele tende a misturar-se, acumular-se, desarrumar-se e pior... perder-se. Por isso mesmo para não ter de arranjar 1001 coisas para clips, fita-cola, x-acto e afins fiz o seguinte:

Costumo guardar aquelas caixas pequeninas onde vêm as velas, ou bonecos pequeninos de quadras festivas das lojas chinesas. São umas caixinhas em madeira que fui acumulando no armário da marquise e que acabaram por me dar bastante jeito.
 Juntei-as todas... escolhi uma grande para servir de base e algumas pequenas. Forrei a maior toda (fundo e laterais) e as pequenas forrei apenas o fundo. Depois colei-as com fita-cola dupla-face e assim arranjei um organizador de secretária a custo 0.


Aqui ficam à mão as coisas que mais uso e agora não tenho de andar à procura onde está uma e outra, e outra... tenho tudo junto, organizado e à mão.

É uma ideia prática, simples (demorei meia-hora, se tanto) e acreditem, dá um jeitão!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Para que a inspiração apareça...

Quando o móvel do escritório ficou montado pensei logo que no tampo faria falta uma protecção para não arranhar a madeira.

Em primeiro lugar pensei em comprar uma base de secretária à venda em qualquer grande superficie, mas aí não teria muita piada, não é? Pouco original!!! Depois pensei em fazer eu uma base de secretária... Pensei em utilizar feltro e já tinha tudo mais ou menos planeado na minha cabeça, mas ainda não me parecia a situação ideal. 

Ontem à noitre eis que se fez luz... tenho umas serigrafias guardadas de quadros famosos, entre elas, "O nascimento de Vénus" de Botticelli. Confesso que não é o meu pintor favorito (é o Van Gogh), mas gosto bastante desta imagem.

Recortei o excesso e colei com fita cola dupla-face... E agora digam lá, quem não se inspira tendo isto por perto:


Bom fim-de-semana ;)

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cantinho da criatividade!

Como escrevi ontem, depois de muito pensar e decidir qual o móvel que queria, o meu amorzito ofereceu-mo como prenda de Páscoa :)

Depois de o trazermos do Ikea foi ele que o montou e deu uma trabalheira... o que vale é que é habilidoso... dá jeito e poupa-se mais uns trocos.

Ainda ganhei uma prateleira igual ao móvel para pôr por cima do sofa.




O móvel tem imensa arrumação e não parece outra escrivaninha, porque o escritório não tem tamanho para ter 2... pelo menos eu não acho estético.

Forrei as gavetas com papel perfumado e guardei o material todo organizado (depois mostro).

Só me falta fazer uma base de protecção para o portátil não riscar o móvel. Estou muito contente com o resultado... combina mesmo bem no escritório, apesar de ser num tom escuro, pois mais tarde vamos trocar as estantes para outras com mais arrumação e neste tom.

E pronto neste cantinho mostro-vos o meu cantinho para dar largas à imaginação... e pôr as ideias em prática ;)


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Suporte para livros multifacetado ;)

Ontem o meu amorzito ofereceu-me o móvel que eu andava a querer para arrumar as minhas "tralhas" no escritório.

O meu "cantinho criativo" ficou pronto (amanhã mostro), e sobraram 2 quadrados em madeira do móvel que cairam que nem ginjas ;)


Os blocos não apareciam no manual do móvel, e após lhe atribuirmos 1001 utilidades lembrei-me de procurar uma imagem (das milhentas que tenho no meu pc), atribuir-lhe as medidas dos blocos, imprimir em papel autocolante, depois plastifica-los em papel transparente e...

Sai um...

  
Sai outro...



Saem dois suportes fresquinhos para decorar o escritório

Ficaram tão giros que 1º pu-los a decorar a parte de cima do móvel. Mas não, resolvi que seriam suportes para uns livros que queria pôr na estante nova (que combina com o móvel).

Amanhã mostro como ficaram :)


terça-feira, 26 de abril de 2011

Receita com lentilhas vermelhas!

Preciso da vossa ajuda!

Há uns tempos atrás comprei lentilhas vermelhas (a mim parecem laranjas mas na embalagem diz vermelhas e não quero contrariar)... não como fazem as pessoas "normais", ou seja, para cozinha-las, mas para decoração.
Enchi um cubo de vidro com as ditas e espetei-lhes uns chupa-chupas coloridos. Ficaram o máximo (tenho pena de não ter aqui fotos). Mas sobrou-me bastante lentilhas e como não é algo que costumo fazer em casa, será que alguma de Vós me poderá facultar uma receita simples e saborosa com este produto?


Ó pra elas ali com tanta vontade de se tornarem protagonistas de uma receita culinária ;)

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Uma doce Páscoa a todos!


Aproveito para deixar aqui mais uma ideia de arranjo para a mesa de Páscoa. Simples, bonito e barato... como se quer!


Desejo a todos neste meu cantinho, uma Páscoa feliz e doce :)

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O meu molho para almôndegas!

O meu pequenito adora almôndegas (acho que a maioria dos miudos adora, não é?), por isso fui inventando até descobrir a forma mais saborosa de as fazer e hoje vou partilhar convosco como faço o meu molho saboroso.

Ingredientes:

12 Almôndegas (Bovino, porco, à vossa escolha)
1 Cebola
1 Dente de alho
2 Tomates chucha
1 Alho francês
1 cenoura pequena
2 colheres de sopa de polpa de tomate
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Vinho branco q. b. (opcional, de preferência só para adultos)
Azeite q.b.
1 Folha de louro


Modo de Preparação:

Corta-se a cebola às rodelas, pica-se o alho, junta-se o azeite e a folha de louro, e deixa-se refogar. Em seguinda, cortam-se os tomates e juntam-se ao refogado. Corta-se às rodelas o alho francês e a cenoura e põem-se no tacho. Junta-se a polpa de tomate um pouco de água (se for para crianças) ou vinho branco. Tempera-se com sal e pimenta, tapa-se o tacho e deixa-se cozinhar em lume brando durante 25 minutos. Quando a cebola e a cenoura já estiverem macias, tira-se a folha de louro e passa-se tudo com a varinha mágica. Juntar as almôndegas e deixar cozinhar em lume brando por 30 minutos.

Cá em casa gostam ou com esparguete ou puré de batata ou arroz branco.




Garanto-vos que fica muito saboroso. Bom apetite :)

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Conta-me como foi!

Ao Domingo costumamos ver a série portuguesa "Conta-me como foi". É engraçado, pois apesar de nenhum dos 2 ter vivido naqueles anos anteriores ao 25 de Abril 74, pois nascemos posteriormente, mas muita coisa ainda se manteve idêntica durante a nossa infância (fins dos anos 70, principios dos anos 80). Por isso, ver aquela série nos faz relembrar um pouco de nós quando éramos crianças (por exemplo o rádio e a mesa de canto na cozinha da familia Lopes são igualzinhos aos que os meus pais tiveram)... é uma série um pouco nostalgica para nós (mas no bom sentido).

Há uns dias atrás vi um anuncio na TV a promover o livro de receitas inspirado na série, e mais tarde vi-o numa loja Worten. Após uma breve espreitadela lá o trouxe comigo.

As receitas incluidas são tipicamente portuguesas... São coisas que comemos em casa dos nossos avós, pais, tios, etc... fez-me relembrar a comidinha de casa da minha mãe.

Aconselho-o vivamente... É um pedaço de história com um misto de nostalgia que acho que vão gostar.


terça-feira, 19 de abril de 2011

Home sweet home!

Há uns dias encontrei uma imagem na net que guardei pois pensei "ainda vou dar uso a isto". Ontem quando andava à procura de material para futuros projectos que ando a magicar, vi uma moldura preta por 1,75 e trouxe-a comigo.

Fui desencantar a imagem, imprimi-a em papel fotográfico e voilá:



Não foi preciso muito trabalho, esforço, dinheiro... mas funciona como lembrete das coisas boas da vida!

Nem todas as pessoas podem chamar à sua casa de Lar... mas que bom que é chamar à nossa de Lar Doce Lar! É isso que este quadro ilustra, e é muito bom olhar para ele.

Espero que também sintam que a vossa casa é o vosso Lar, o vosso Ninho, o vosso Abrigo. E se ainda não sentirem, façam dela isso mesmo, pois é uma sensação muito boa :)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Baús para pequenos "tesouros"!

Adoro arcas e baús de madeira! São pequenos apontamentos de decoração que fazem toda a diferença.



Na semana passada fomos passear com a minha mãe até Matosinhos... No meio de lojas e lojecas encontramos uma que tinha um baú girissimo. Fiquei a olhar para ele, tal qual uma criancinha numa loja de brinquedos...mas, com o aniversário do pequenito, festinha, Páscoa à porta, fiquei mesmo só a olhar. A minha mãe, (que só não me dá a Lua porque não está à venda) viu que eu tinha gostado e o meu amorzito também, e ofereceu-nos como prenda adiantada de Páscoa.

Já tinha um no mesmo género mas mais pequeno que comprei mais ou menos há 2 anos na loja Pórtico por 15 euros (uma autêntica pechincha). Nesse guardo o material de pintura.



Enquanto penso que tipo de escrivaninha quero para o escritório (estou indecisa entre 2)... esta *(que na loja Ikea de Matosinhos está por 80 e tal euros em promoção), ou esta (que tem uma óptima arrumação, boas linhas, mas tenho receio que a forma como abre e prende o local para o portátil com o tempo dê de si)... Agradeço conselhos e opiniões. Mas continuando, enquanto não arranjo sítio para arrumar os materiais para os meus "projectos", andam guardados em caixas.

Neste novo baú resolvi guardar os papéis crepe, mais umas fitas, rosetas em crochet, e material que vou comprando e guardando para futuros projectos... Afinal são como que os meus "pequenos tesouros" :)




(um à parte, também tenho 2 grandes tesouros, mas esses não cabem em baús, são os meus 2 amores)

* Uma correcção que só reparei agora, a escrivaninha que mencionei no link  não é esta... é igual, mas sem as portas em baixo para arrumação... Só agora com o comentário da Cris fui ver e reparei que a escrivaninha a que me referia desapareceu do catálogo. Agora percebo também o grande desconto que tinha... ia ser descontinuada... realmente esta tem mais arrumação, mas é tão cara... acho que o meu dilema se está a dissipar.

sábado, 16 de abril de 2011

Mais miminhos (reciclados) para a Páscoa!

Continuando a mostra das lembracinhas que fiz para oferecer na Páscoa, cá vão mais umas ideias:


1ª Ideia- Um frasco outrora de salsichas (nada como reciclar frascos e frasquinhos), umas imagens recolhidas da net alusivas à época Pascal, umas amêndoas que a minha mãe tinha trazido a semana passada quando nos veio visitar (desculpa mãezinha mas eram muitas, precisamos perder peso pois não somos elegantes como tu e há que partilhar, eu sei que não ficas zangada), e palavras para quê?

















Acrescentei uma das rosetas feitas em crochet pela minha mãe (tenho resmas) e...




Papel celofane (sou fã deste material), etiqueta a condizer com a do frasco, uma fita e está pronto:





2ª Ideia - Um vaso para plantinhas que tinha cá em casa guardado (já vos tinha dito que os vasos não são só para plantas, não é? ver aqui); uns ovos e coelhinho de chocolate que tinha comprado no Lidl há umas semanas atrás, um pintaínho daqueles pequeninos que se compra numa qualquer loja chinesa por menos de 1 euro (uma dica comprem estas coisas fora de época que são mais baratas e guardem para futuros projectos), outra etiqueta que personalizei, e mais uma lembrancinha feita:



Embrulhei com o papel "maravilha", fita da praxe e uma joaninha de chocolate que resolveu lá pousar.


E ontem à noite resolvi fazer outro marcador de livros. Este foi mais básico mas acho que ficou igualmente mimoso:


Mesma técnica, fiz um molde em cartão, recortei, imprimi uma imagem em papel autocolante e colei ao cartão, plastifiquei, fiz 2 furos com um furador, pus uma fita de cetim, dei um laço e pronto.



Embrulhei como fiz com os outros e pus uma roseta de crochet e uma etiqueta presas numa fita.

E assim fiz as prendas de Páscoa que vamos oferecer, tudo com coisas que tinha cá em casa, alguma imaginação e engenho, mas sobretudo muito carinho para com aqueles que nos querem bem.

Sei que são prendas simples, mas são únicas ;)

Bom fim-de-semana!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Presentes para a Páscoa!

A Páscoa está aí à porta e quem não gosta de oferecer um miminho?

Com a crise instalada, não nos podemos dar ao luxo de fazer gastos supérfulos... No outro dia pus-me a olhar para os preços de umas caixinhas mínimas com amêndoas e ía caindo para o lado, ainda pensei estar a ver mal... mas não!

Mas como diz a minha mãe, só para a morte é que não há remédio... toca de pôr a massa cinzenta a arquitectar uns presentinhos feitos por mim com coisas que já tivésse em casa, ou seja, a custo 0.

Hoje vou mostrar uns marcadores de livros que fiz para presentear 2 pessoas, e nos dias seguintes vou mostrando o resto. Talvez vos dê também alguma ideia económica para mimar quem gostam.

No dia do pai já tinha feito um marcador podem ver aqui, e lembrei-me "porque não fazer um marcador em forma de coelho?"... Se assim o pensei, melhor o fiz. Comecei a desenhar várias cabeças de coelho numa folha de papel e fiquei com este molde:


Com o molde feito, fui buscar umas folhas de cartão que tinha guardado e desenhei o molde em cima e recortei. Depois imprimi um padrão numa folha autocolante e colei no cartão e recortei a forma da cabeça de coelho.
Desenhei uns olhos, colei um botão a fazer de nariz e saiu um coelho fresquinho:


Depois embrulhei em papel celofane, atei com uma fita, fiz uma etiqueta personalizada e cá está uma prendinha:




Depois entrei no espírito da coisa e fiz outro molde (um bocadinho diferente). Colei papel autocolante, e como achei que nos cantos não ficavam perfeitos lembrei-me de coser (sim, leram bem), coser tudo em volta com linha rosa para combinar com os desenhos, e saiu outro coelhinho:



Não tenho fotos detalhadas porque já era tarde, fui fazendo, fazendo, e quando vi tinha outro marcador... Confesso que no final tinha as mãos dormentes de coser cartão, mas valeu a pena porque adorei o resultado final.


Mais uma etiqueta personalizada, papel celofane, e outro presente feito a custo 0. E digam lá, quem não gosta de um miminho destes?

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Domingo de Ramos!

Este Domingo é Domingo de Ramos e, pelo menos aqui em Portugal, é tradição os afilhados levarem flores às suas madrinhas.

Infelizmente a minha madrinha está a vários kms de distância por isso um telefonema resolve a coisa. Mas para a madrinha do meu amorzito faço questão sempre de fazer um arranjinho dos meus. Fica mais barato, mais bonito (pelo menos acho que sim), é feito com muito carinho e acima de tudo é original.


Vou demonstrar detalhadamente como o fiz:

Comprei ciclames (uma das flores favoritas dela) e um vaso todo primaveril :)




Na base pus papel celofane e prendi com um elástico transparente (aqueles que prendem os brinquedos)



Depois cortei o papel em excesso... Dei uma forma circular



Em seguida pus papel crepe (para dar uma cor) e prendi com uma fita



Espetei um pauzinho das espetadas nuns ovos de enfeitar feitos de esferovite
 

Pus um coelhinho, imprimi um desenho e fiz uma dedicatória


E esta é a plantinha que no Domingo vai alegrar uma casa muito especial!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Patê de Marisco!



Não estando com falsas modéstias o meu patê de marisco é um sucesso :)

Ainda não houve quem não gostasse desta pequena gula. Por isso, hoje pela 1ª vez, vou partilha-lo.

É muito simples de fazer, ora cá vai:

Ingredientes:

1 Embalagem de Delicias do mar, ou lombinhos do mar, ou 250 gr. de gambas
1 colher de chá de mostarda
6 azeitonas (daquelas recheadas com pimento)
1 ovo cozido
Maionese q.b.
Alho em pó q.b.
Pimenta q.b.

Põem-se tudo no copo da varinha mágica e reduz-se a uma pasta. Vai ao frigorifico e serve-se com tostas ou bolachas de água e sal.

Deliciem-se!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Mesa de Festa!

A festa do meu pequenito no Domingo correu bem. Temos por hábito fazer no dia de aniversário uma festa para a familia e depois no infantário faz outra festinha com os amiguinhos... sortudo :)

O meu filhote tinha pedido um bolo com o Nemo. Na pastelaria onde costumo mandar fazer os bolos de aniversário tinha andado a namorar um bolo com o Nemo e o fundo do mar que tinham exposto num livro... qual não é o meu espanto, no dia em que o vou encomendar me dizem que não faziam aquele bolo... aliás, daquele livro só faziam 3 bolos e nenhum me enchia as medidas. Verdade seja dita que a minha vontade foi virar costas e vir embora, mas como estive doente e já não tinha tempo para andar à procura de mais locais, e sei que os bolos que lá fazem são muito saborosos, lá escolhemos um de chocolate (bolo preferido do meu pequenito) com uma imagem do Nemo...para o ano vou ver preços num cake designer aqui da zona.

Comecei então a pensar o que poderia fazer para a mesa ficar mais "Némica", eheheheh... Fui à net, procurei imagens alusivas ao tema, fiz umas caixas de diálogo, e toca de legendar o que estava na mesa (croquetes, rissóis, queijos...).

Vou mostrar umas imagens para verem como ficou:

Croquetes caseiros feitos pela minha mãezinha


Rissóis de pescada... o meu pequenito comeu logo 4 (e ele é esquisito com a comida)


Este patê é sempre um sucesso, amanhã descrevo o modo de preparação

Identificação dos queijos



Sumos




Estava uma mesa simples, mas foi tudo feito com muito carinho... e estava tudo saboroso que é o que importa!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A minha coffee station!

O aniversário do meu pequenito está aí, e eu tenho andado a organizar o melhor possivel, para não deixar tudo para o último dia.

Presentes embrulhados, ementa mais que pensada, bolo encomendado, toalha da mesa engomada.... ahhhhhhhhhhh é tanta coisa...

Hoje montei uma coffee station na sala (tirei esta ideia do blog "A economia cá de casa" este aqui). Na minha cozinha já tenho o meu cantinho para o café, lembram-se? ver. E como tenho duas máquinas de café (gulosa), deixei uma na cozinha e trouxe a Nespresso para a sala... assim não temos de andar sala/cozinha se alguém quiser um cafezinho. Fica na sala e cada um serve-se à vontade.

Estou muito orgulhosa porque acho que está muito giro, vou mostrar:

Vista geral do aparador
Muito prático, tudo à mão. chávena, açucar, adoçante, paus de canela, uma folha feita por mim com a descrição das cápsulas que escolhi... assim ficam com uma breve descrição do café para melhor poderem escolher.


Pratos, talheres e copos (pus uma etiqueta com o nome de cada convidado.... assim não há trocas)


Prático e bonito como se quer para que tudo corra bem e em grande estilo... Agora ando a preparar a mesa (o pequenito escolheu o Nemo como tema).

Depois mostrarei ;)


quarta-feira, 6 de abril de 2011

Invasão de coelhos, patinhos, galinhas, ovos, e afins...

Eu já comecei as decorações de Páscoa cá em casa. Vou fazendo aos poucos pois com os anos do pequenito à porta há muito para ser feito e não gosto de deixar tudo para a última hora... já assim é um stress!

Vou começar a mostrar algumas "gracinhas" que comecei a fazer...vamos lá a ver se depois não altero tudo (as ideias nunca páram).


1º - Plantas vestidas a rigor para receber o coelhinho da Páscoa:


Os meus ciclames têm um "intruso" a espreitar

Encontrei este vaso numa loja (as antigas lojas dos 300) há cerca de 4 anos e adoro-o

Lembram-se daquela orquidea? um coelhinho aqui, um passarinho acolá e entrou no espirito pascal.
(e os vasinhos hein?)


2º- Na cozinha costumo ter um cestinho com os remédios que se tomam diariamente. Hoje o cesto fugiu e apareceu esta galinha que cumpre a função na perfeição.



Tinha uma pega mas tirei-a para caber tudo... também já utilizei noutro ano para pôr uma plantinha lá dentro.


3º - Hall de Entrada:


 
Pormenor do arranjo de ovos da Páscoa



Os coelhinhos invadiram a minha estante dos livros aos quadradinhos


Pormenor dos paninhos... são amorosos



A árvore ficou no fim do corredor... mas é bem vistosa

E por hoje chega, amanhã há mais :)