terça-feira, 10 de outubro de 2017

Arroz de Pato


É uma vergonha, mas como referi ontem, quando me lembrei de tirar foto ao arroz de pato, já este ía a mais de meio. Assim sendo, fica aqui uma foto de um arroz de pato em que me lembrei antecipadamente de tirar uma foto para o meu livrinho de receitas (a única diferente é que na receita que fiz para o jantar do feriado tinha também bacon para além de chouriço).
Mas vamos à receita.
Quando faço um jantar ou almoço cá em casa, gosto que seja uma refeição de forno, e porquê? Porque enquanto esta cozinha eu posso estar a fazer outra coisa.
O arroz de pato é uma receita simples mas com alguns passos.

Ingredientes:
  • 1 Pato inteiro
  • 1 Cebola grande
  • 1 Folha de louro
  • 1 Chouriço (de preferência alentejano pois tem mais gordura)
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • 1 Caldo Knorr de galinha
  • 1 Cenoura (opcional)
  • Bacon q.b.
  • Arroz q.b.

Modo de Preparação:

Corta-se o pato ao meio, limpa-se e põe-se numa panela grande com sal, a cebola, a folha de louro, o chouriço, a pimenta e deixa-se cozer em lume brando. Eu gosto de deixar o pato cozer lentamente durante cerca de 1h30 a 2h para absorver bem os sabores e ficar macio.

Ao fim desse tempo tira-se o pato para uma travessa para arrefecer e reserva-se o caldo e o chouriço. Quando o pato estiver frio desfia-se e coloca-se num tabuleiro para ir ao forno. Enquanto desfiamos o pato colocamos um tacho com o caldo coado da cozedura do pato e fazemos o arroz nesse mesmo caldo (fica tão bom que gosto de fazer arroz a mais para ficar no frigorifico para acompanhar outras comidas).

Quando a arroz estar cozido cobrimos o pato desfiado e cortamos o chouriço e o bacon e colocamos por cima. Depois vai ao forno. Eu pessoalmente não gosto do arroz muito crocante por cima por isso coloco-o a 180º durante 20 ou 30 minutos.
Dica: Coloco sempre uma colher de servir sopa de caldo por cima do arroz de pato antes deste ir ao forno. Assim nunca fica seco.

Bom Apetite!



2 comentários:

  1. Parece mesmo apetitoso! Acho que o último arroz de pato que me lembro de comer, foi num restaurante e além de estar todo mole (nem pare cia que tivesse sido feito no forno e sim num tacho) estava tão salgado...
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Paula :)
      Eu percebo-te perfeitamente porque, arroz de pato é um dos meus pratos favoritos e já comi alguns que me deixaram num desconsolo total porque, ia na expectativa de uma coisa e sai-me outra totalmente diferente.
      Mas esta receita fica sempre muito saborosa... Posso garantir!
      ;)

      Eliminar

Obrigada pela visita :)