É uma vergonha, mas como referi ontem, quando me lembrei de tirar foto ao arroz de pato, já este ía a mais de meio. Assim sendo, fica aqui uma foto de um arroz de pato em que me lembrei antecipadamente de tirar uma foto para o meu livrinho de receitas (a única diferente é que na receita que fiz para o jantar do feriado tinha também bacon para além de chouriço).
Mas vamos à receita.
Quando faço um jantar ou almoço cá em casa, gosto que seja uma refeição de forno, e porquê? Porque enquanto esta cozinha eu posso estar a fazer outra coisa.
O arroz de pato é uma receita simples mas com alguns passos.
Ingredientes:
- 1 Pato inteiro
- 1 Cebola grande
- 1 Folha de louro
- 1 Chouriço (de preferência alentejano pois tem mais gordura)
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
- 1 Caldo Knorr de galinha
- 1 Cenoura (opcional)
- Bacon q.b.
- Arroz q.b.
Modo de Preparação:
Corta-se o pato ao meio, limpa-se e põe-se numa panela grande com sal, a cebola, a folha de louro, o chouriço, a pimenta e deixa-se cozer em lume brando. Eu gosto de deixar o pato cozer lentamente durante cerca de 1h30 a 2h para absorver bem os sabores e ficar macio.
Ao fim desse tempo tira-se o pato para uma travessa para arrefecer e reserva-se o caldo e o chouriço. Quando o pato estiver frio desfia-se e coloca-se num tabuleiro para ir ao forno. Enquanto desfiamos o pato colocamos um tacho com o caldo coado da cozedura do pato e fazemos o arroz nesse mesmo caldo (fica tão bom que gosto de fazer arroz a mais para ficar no frigorifico para acompanhar outras comidas).
Quando a arroz estar cozido cobrimos o pato desfiado e cortamos o chouriço e o bacon e colocamos por cima. Depois vai ao forno. Eu pessoalmente não gosto do arroz muito crocante por cima por isso coloco-o a 180º durante 20 ou 30 minutos.
Dica: Coloco sempre uma colher de servir sopa de caldo por cima do arroz de pato antes deste ir ao forno. Assim nunca fica seco.
Bom Apetite!
Parece mesmo apetitoso! Acho que o último arroz de pato que me lembro de comer, foi num restaurante e além de estar todo mole (nem pare cia que tivesse sido feito no forno e sim num tacho) estava tão salgado...
ResponderEliminar:)
Obrigada Paula :)
EliminarEu percebo-te perfeitamente porque, arroz de pato é um dos meus pratos favoritos e já comi alguns que me deixaram num desconsolo total porque, ia na expectativa de uma coisa e sai-me outra totalmente diferente.
Mas esta receita fica sempre muito saborosa... Posso garantir!
;)