domingo, 23 de setembro de 2012

A Escola...

O meu post hoje é mais um desabafo...

Quem visita o meu blog desde há 1 ano, deve estranhar estas minhas ausências mais prolongadas.
Se a anterior se deveu às férias e à falta de tempo, esta foi a algo que preocupa muitas mães. Mas vamos lá contar tudo desde o início.

O meu filhote começou o 1º ano do ciclo no dia 14 deste mês. Sempre achei que como pais tinhamos agido da melhor maneira para o preparar para a escola. Desde há um ano a esta parte que lhe falavamos da Escola dos "grandes". O que iria aprender, como iria ser, etc. Falavamos imenso sobre a escola que iria frequentar, escola essa já frequentada também pelo pai, tia e avós. Passavamos muitas vezes por lá e de cada vez diziamos-lhe "esta vai ser a tua escola!". No último mês então, passavamos lá muitas vezes e explicavamos-lhe sempre o mesmo.

É certo que nunca vi um grande entusiasmo, mas... sempre esperei que fosse apenas uma impressão.

No dia 13 deste mês foi a reunião de pais. Levamo-lo, viu a escola, com ele entraram também duas amiguinhas do infantário, e esperamos o melhor. No dia seguinte, o 1º dia de escola, foi o caos.!!!!! Chorou imenso, não queria ir, ficava à porta a chamar "mamã, mamã!" e assim se seguiram os dias seguintes. Na 4ª feira, a avó passou a leva-lo, e apesar de menos ficou sempre a chorar.

Quando vinha para casa não brincava, não cantava, não comia bem, doia-lhe a barriga, enfim... um drama!

Daí a minha ausência... sei que terá de se habituar, mas enquanto tal não acontece, de cada vez que sai para a escola fico com o coração nas mãos.

A escola é linda, as pessoas simpáticas, a profª. é amorosa, as funcionárias são muito atenciosas com ele, e ele faz bem tudo o que lhe pedem, mas aceitar a escola é que está complicado.

Pensei que tinhamos feito tudo correctamente e que lhe seria fácil esta nova etapa. Escolhemos a escola conscientemente, é a melhor da zona... explicamos-lhe o que se iria passar... pensei que o tinhamos mentalizado, mas o que é certo é que lhe está a ser complicado aceitar esta nova fase.

Vamos lá a ver como corre esta semana.

7 comentários:

  1. Olá Guida, eu passei pelo mesmo com a aprendiz mas em relação a um infantário.
    Chorava, esperneava, não queria lá ficar, até que começou a ser a irmã a deixala lá. tinha 4 anos foi um ano muito dificil ela ficava a chorar eu ía trabalhar a chorar..
    Não era "mal" do infantário era dela mesmo, no ano seguinte foi para outro infantário e tudo mudou, nunca ficou a chorar, e andou lá durante 3 anos não me pesa a consciencia, não "agi" mal, assim como voçês tambem não estão a agir mal nem erraram em nada, ás vezes para eles não é facil, umas vezes têm melhor adaptação que em outras, quem sabe ele vai aos poucos gostando da escolinha.
    desejo tudo de bom por aí.
    Pinta

    ResponderEliminar
  2. Oi lindona!
    Voce fez tudo certo! Ele esta dessa maneira por ser um periodo de adaptacao para ele e voces timber , nao fique assim , pois ele timber sente a sua angustia e inseguranca, fique tranquil,dawui uns dias ele vai chorar menos ate parar de vez! E depois chore, mas por outro motive, querendo ficar na escola, e rare mas acontece! sou pedagog a e sei bem o que falo, acredite!Um abraco!

    ResponderEliminar
  3. Olá Guidinha,

    As crianças reagem sempre de maneiras diferentes ás diversas etapas da vida escolar. Pelo facto de uma criança se ter adaptado muito bem ao infantário, não significa que não irá estranhar com a entrada do 1º ciclo.
    O melhor é não prolongar muito a permanência dos pais na escola quando o vão levar (mesmo que isso signifique deixá-lo a chorar!). Vais ver que ao fim de 15 dias, o drama já passou!

    Beijinhos e coragem!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelas vossas palavras! Vou continuar a esperar por dias melhores...
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Guidinha....
    Eu ouvi a semana passada na TVI, um psicologo aconselhar a apresentadora Cristina Ferreira cm deveria agir c o seu filhote q ficava tds os dias a chorar na escolinha. O psicologo disse q ela devia a partir daquele dia e tds os dias, qd chegasse a casa conversar por exemplo c a mae dela e falar de alo divertido q lhe tivesse acontecido nesse dia, e a mae fazer precisamnente o mesmo, mas isto td na prresenca do miudo, mas sem falarem directamente p ele. Assim e ele ouve a conversa e pensa enquanto eu tou na escola elas fazem coisas divertidas e eu tb o posso fazer durante o dia e contar a noite.
    Espero q ajude esta dica,
    beijinho

    ResponderEliminar
  6. Tem calma que passa depressa e custa-nos mais a nós que a eles... o meu filhote tentou uma vez ainda no infantario não consegui vir para casa no dia seguinte nem tentou! Tem calma, sim? tudo se resolve e sê forte ao pé dele, bjks

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)