segunda-feira, 12 de março de 2012

Tingir naperons!

A minha mãe e a minha madrinha fizeram questão de me oferecer uma arca (e respectivo recheio) para o enxoval. No meu aniversário, Natal, ou quando descobriam ou faziam mais uma pecinha, lá a bendita arca ia enchendo, enchendo... eu sinceramente não achava graça nenhuma... queria era mais uma boneca, agora lençois, toalhas, naperons... ARGH!!!!!!!

É curioso como vamos mudando ao longo do tempo. Agora dou outro valor àquela arca que tantos "tesouros" me guardou (e ainda guarda pois não trouxe tudo).

Entre outras coisas, guardo lá alguns naperons feitos pela minha mãe ou pela minha madrinha. Não os trouxe inicialmente porque confesso que não gosto muito de vê-los em cima dos móveis (pelo menos na decoração cá de casa), então continuaram guardados até há uns tempos quando pedi à minha mãe os trouxesse quando me visitou.

Já tinham alguns anitos, e um conjunto azul estava manchado. Lavei, tornei a lavar, mas as manchas não sairam. Então resolvi tingi-los para ficarem uniformes...

Tinha uma ideia em vista e aqueles naperons iam fazer a diferença.

Originalmente...

E depois, originais...
Segui as instruções para tingi-los e fi-lo à mão pois eram só estes 3, mas para a próxima faço na máquina de lavar. Disse mal da vida... mas adiante, depois sequei-os sobre a toalha que aparece na foto no chão da marquise.

Ficaram perfeitos!

Curiosa(o)s para saber o que lhes aconteceu?

Amanhã conto...

;)

10 comentários:

  1. Ai se a curiosidade matasse, estava aqui estendidinha no chão... ihihihi

    Fico a aguardar por amanhã pois gostei muito do visual novo.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  2. Estou curiosa sim para ver o resultado, mas tb aproveito para te perguntar como fizeste para os tingir. Queria fazer isso numa roupa que estraguei, já pesquisei na net, mas não encontrei nada que considerasse "pratico".
    Podes dar uma ajuda ;)
    Jinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Goreti :)
      Então é muito simples: compras a tinta que existe em qualquer hipermercado. Eu comprei no Continente, e está junto dos detergentes para a roupa.
      Depois segues as instruções da embalagem. Eu fiz pela 1ª vez e como eram só aquelas 3 peças pequeninas tingi à mão e depois retirei o excesso de água na máquina de lavar.
      Tem em atenção que se tingires como eu à mão, vais ter de limpar o local onde fizeste todo o processo porque a tinta propaga-se pelo vapor da água quente. Se forem umas calças por exemplo ou várias peças aconselho-te a fazeres na máquina de lavar roupa pois é mais prático. No final não esqueças de fazeres um programa curto na máquina para limpa-la.
      Quando puseres as peças a secar não as estendas. Coloca-as sobre uma toalha para que não fiquem manchadas.
      Acho que é tudo, qualquer dúvida "apita" ;)
      Beijinho

      Eliminar
    2. Olha nunca reparei que existiam esses produtos no supermercado. Vou então procurar e fazer a experiência.
      As calças de fato treino de andar por casa estão todas uma miséria por causa da lixívia :P
      Quando fizer depois aviso-te ;)
      Jinhos e obrigada

      Eliminar
    3. Fico à espera. Vais ver que ficam como novas :)

      Eliminar
  3. Olá Guidinha,
    Seja bem aparecida!! Não pode estar uma semana sem "postar" as suas fãs (eu incluída)ficam tristes sem noticias e sem as "invenções".
    Amanhã estou aqui para ver a "saga" dos naperons.
    Bjs
    Dulce Barbosa

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)