sábado, 30 de julho de 2011

Ideias simples!

Ora viva a todas :)

Já sei, ando "desaparecida", mas passei a semana toda em limpezas e arrumações porque entramos hoje de férias e eu gosto de ter tudo organizado para me ocupar com outras coisas melhores nestas 2 semanitas!

Hoje fomos fazer um passeio a um parque. Apanhar ar puro, ver bichinhos ao ar livre sem estarem presos, andar de escorrega, ver a natureza. Foi giro, barato, educativo, divertido e ainda fiz os meus 2 amores (et moi même) apanhar pinhas e bolotas para fazer uns arranjos cá para casa.

É uma boa ideia para entreter os pequenos (e graúdos) nas férias e ainda temos o bónus de poder levar umas coisas da natureza para enfeitar a casa... e melhor ainda, a custo 0!

Com as bolotas e as pinhas mais pequenas fiz isto:



E ainda tenho cerca de 10 pinhas grandes (sim, leram bem 10) para experimentar umas ideias no Natal.

Gostaram?


sábado, 23 de julho de 2011

Compota de Nectarina!

ATENÇÃO, acontecimento importante (pelo menos para mim)... fiz a minha 1ª compota!!!!! E ficou um espectáculo!

Depois de ver tantas meninas a fazer compotas, resolvi aventurar-me e experimentar também... isto já a pensar nos cabazes de Natal que irei fazer este ano.

Queria fazer uma compota não muito usual... Embora goste muito das de morango, por exemplo, há-as a pontapé no supermercado a preços acessíveis... gosto também muito de frutos silvestres, mas fica um bocado caro. E sim, já sei que caseiras são melhores, mas queria algo diferente.

Resolvi então fazer compota de nectarina. Primeiro porque não há assim tantas no mercado, segundo porque gosto muito de nectarinas e terceiro porque tinha essa fruta em casa.

Como nunca me tinha aventurado nestas andanças, resolvi consultar um livro que tenho sobre Doces e Compotas e fiz pouca quantidade, para testar se tinha jeito para a coisa.

Vou-vos deixar aqui a receita mas com quantidades maiores para se quiserem experimentar, dar para bastantes frascos. Como já mencionei eu fiz pouca para experimentar (só deu para 2 frasquitos).

Mas aqui estão quantidades decentes.

1 kg de Nectarinas maduras (de preferência)
500 gr. de Açucar Mascavado
Sumo de 1 1/2 limão
2 Paus de Canela
Canela em Pó q.b.

Modo de Preparação:

Descascar as nectarinas e cortar em pedaços. Pôr na MFP, com o açucar o sumo de 1 limão e meio e os paus de canela e pôr no programa de compotas que demora 1h. Findo o mesmo, retira-se para um tacho sem os paus de canela e desfaz-se com a varinha mágica. Depois depende do gosto de cada um. Eu desfiz em puré, mas se gostarem de sentir uns bocadinhos de fruta deixem alguns pedaços.
Levei ao lume cerca de 5 minutos (nesta altura já tinha atingido o ponto de estrada). Polvilhar com canela em pó (é facultativo mas eu adoro canela).
Ainda quente pus em frascos de vidro (reciclados) previamente esterilizados. Tapei e virei-os para baixo durante 24h.

Sugestão: quem apreciar pode juntar frutos secos (vou fazer uns na próxima vez com nozes e outros com pinhões)

Fica divinal... Adoro com bolachinas de água e sal, uma fatia de queijo chevre e um bocadinho de doce em cima... HUMMMM, um doce pecado!


Já fiz também o rótulo, depois falta decorar a tampa, mas este frasco foi só para ter uma ideia do que irei fazer.

Bom fim-de-semana!


sexta-feira, 22 de julho de 2011

Cheirinho e ideias simples!

Deixo-vos aqui uma partilha de algo que fiz esta manhã.

Já aqui escrevi que gosto e faço por ter uma casa cheirosa. Gosto muito de cheirinhos bons :) Por isso mesmo, para além das velas que já referi aqui neste post, resolvi ambientar a WC completa com um perfume que já não usava há bastante tempo. Não que tivésse um cheiro que não me agradasse, mas porque o guardei demasiado tempo e, não sei se já vos aconteceu, ou se repararam, que ao fim de algum tempo os perfumes tendem a alterar o cheirinho original. Bem, eu sou um cadito esquisita com cheiros, por isso até pode ser uma mania minha, mas o que é certo é que mantinha o perfume, nesta altura, mais pelo aspecto estético.

Hoje resolvi fazer algo muito simples, mas eficaz, como se quer. Tirei a tampa do dito cujo, enfiei-lhe uns pauzinhos de espetadas em bamboo e agora deita um cheirinho muito agradável na minha WC.



Ainda pensei em pô-lo numa garrafa gira, mas o frasco é bonito e achei que com uma fitinha de organza não precisaria de mais nada para fazer um brilharete.

Se tiverem algum perfume que não usem, toca a dar-lhe outro uso, afinal o nosso Lar também precisa de miminhos :)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Detalhes...

Não é novidade que gosto de reciclar/reutilizar frascos (e não só)... Gosto e pronto!

Há umas semanas na Primark, quando me dirigia para a caixa, deitei o olho para um frasco branco com um autocolante com um cupcake na frente. Achei piada e reparei que o frasquito tinha uma vela com um cheiro delicioso lá dentro "Vanilla Cupcake", dizia na inscrição. Nesta altura já o meu amorzito refilava comigo pois estavam-nos a chamar para a caixa de pagamento e eu toda divertida com o cheiro que tinha acabado de descobrir.

Lá me apressei e trouxe a vela comigo.

Depois de várias utilizações (adoro velas), lá se "apagou" de vez. Cumpriu bem a sua função, deixando de cada vez que era acesa um cheirinho a baunilha maravilhoso.

Retirei-lhe o autocolante que trazia de origem e lavei-a na máquina de lavar loiça.

Como o frasco/potinho era muito giro, toca de vesti-lo com nova indumentária, para desta vez cumprir a função unica e simplesmente, de objecto mimoso na minha casita.


Imprimi esta imagem vintage da net, plastifiquei-a e colei no pote. Uma fita para dar o efeito tcharam e pronto.

Quando abro a tampa ainda tem o cheirinho a baunilha que tanto gosto :)

terça-feira, 19 de julho de 2011

Caixa para prenda!

Eu não vos disse que iria fazer e mostrar uma caixa para pôr o porta-chaves passarinho que vou oferecer como prenda de Natal? Como o prometido é devido, cá está ela prontinha.


Pintei a caixa, fiz decoupage, colei um botão na tampa, pus uma fita na parte inferior da caixa e um botão. Cortei um circulo de feltro e pus no fundo.




Passarinho salta lá para dentro todo contente!



Surpresa guardada em segredo até vir o Pai Natal!

Mais uma prendinha acabada venha mais uma...


domingo, 17 de julho de 2011

Porta-chaves Passarinho!

Hoje continuei a fazer prendinhas para oferecer no Natal. Vou fazendo aos poucos (seguindo a minha listinha para não esquecer ninguém), sem stresses, e quando chegar a altura terei tudo pronto a ser entregue no sapatinho daqueles que me são queridos.

Esta prenda foi imaginada ao ver uma casinha de passarinhos, que supostamente seria para fazer um colar, mas que logo pensei que seria perfeita para fazer um...

Porta-chaves...


Fiz grandinho porque, não sei se vos acontece mas, para achar as chaves na mala por vezes é uma odisseia...


Eu sou suspeita mas acho que ficou fofinho! Ainda me falta fazer a caixa para guardar esta prenda, depois mostrarei...
E vocês, gostavam de receber uma prendinha igual?


quarta-feira, 13 de julho de 2011

Caixa de Costura!

Este ano decidi que iria começar a preparar as prendas de natal mais cedo. Na verdade todos os anos penso nisso, mas nunca tinha posto em prática (só mesmo com as prendas do pequenito).

Como em ano de vacas magras há que organizar as finanças o melhor possivel, nada como antecipar os presentes para na altura da "loucura natalicia" não cometer nenhum excesso ou gasto exagerado por não ter feito as compras com calma.

Por isso este ano, não só comecei já a fazer as prendas para o natal, como a projectar outras.

Há algum tempo que andava com vontade de pintar e decorar uma caixa de costura. Já tinha até comprado a caixa em bruto, em madeira que estava a aguardar pacientemente na gaveta do móvel do meu cantinho, por um momento de inspiração e de hoje não passou.

Vou tentar descrever os passos, pois não fotografei todos... estava inspirada e se me punha com reportagens fotográficas extensas ainda se me fugia a inspiração... e isso é que não podia acontecer ;P

Vamos lá então:

1º - Comprei uma caixa de madeira na loja dos chineses. Escolhi uma com uma parte amovivel e com compartimentos para alojar miudezas. Depois tirei fechos e parafusos.



2º - Comprei uma lixa para madeiras no Continente e lixei a caixa toda. Provavelmente deveria tê-la lixado mais, mas eu não gosto de lixar ninguém quanto mais uma caixa ;P



3º - E agora não tirei fotos...
Pintei a parte exterior da caixa num tom de amarelo mostarda que comprei e adorei o resultado.
A parte interior da caixa inicialmente tinha-a idealizado num azul muito clarinho, mas como não tinha mais tinta branca fiz outra cor. Com muito amarelo e um bocadinho pouco de azul fiz um verde alface que adorei.
Deixei secar a tinta e procurei imagens no Google alusivas ao tema "Costura" imprimi em papel, recortei e depois colei na caixa. Colei e envernizei com verniz-cola da Décopatch.
Pintei uns botões e letras em madeira que também tinha comprado na loja dos chineses.
Fiz em feltro uma almofada para alfinetes e um estojo para a tesoura. Colei tudo com cola quente, e voltei a aparafusar os fechos, et voilá...


As joaninhas não podiam faltar, não é?



Imagem do interior (pormenor do estojo para a tesoura)

Interior sem a parte amovivel


Laterais

Laterais



Está tão gira que queria ela para mim ;)

terça-feira, 12 de julho de 2011

Inspirada pela Carla :)

Ando com uma ideia há uns meses que ainda não consegui concretizar... eu chegarei lá, e depois partilharei convosco ;)

Mas há uns dias inspirei-me no blog desta menina, com esta bela ideia.

Numa das idas à Loja do Gato Preto, que tanto gosto, aproveitei a promoção da bendita moldura (estava mesmo a um preço apetecível) e trouxe-a comigo. Confesso que ainda foi com um pouco de teimosia em tentar concretizar a minha ideia, mas no fundo já sabia que era uma moldura muito pesada para o efeito (tenho de tentar com uma com estes desenhos, mas feita em madeira).

Mas algo tão giro, não merecia ficar guardado... merecia isso sim um lugar de destaque.

Peguei então numa folha de guardanapo que comprei há um tempo para fazer uns trabalhos em decoupage e recortei os corações (simbolizam aqui o casalinho da casa) e cá está ela junto a uns dos meus objectos preferidos (os meus lindos castiçais de passarinhos).

Digam lá se é ou não é um mimo?


Obrigada pela inspiração Carla :)

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Peixinhos...

De volta... uma pequena ausência devido a andar adoentada. Sentia-me sem pachorra para nada (mas visitei os blogs que sigo com muito gosto), mas agora estou de volta.

Nestes dias fui fazendo aos bocadinhos, conforme me sentia melhor, um miminho para o quarto do meu pequenito.

Mas começando pelo começo ;) há umas semanas comprei um cortinado azul clarinho com umas bolinhas brancas no Continente. 1º porque 50% do valor ia para o cartão e 2º porque adoro este padrão.

Como era apenas um  e para a janela do quarto do pequeno têm de ser dois, resolvi personalizar o bendito cortinado.

Ora toca de fazer peixinhos... o meu menino adora peixes. Fiz um molde numa folha, recortei, pus em cima de uns bocadinhos de feltro e recortei também. Pontinho para aqui... pontinho para ali... botões para acolá e ficou este miminho:


Faz um efeito muito engraçado!


(Falta-me arranjar coragem para reciclar aquela cómoda... mas já faltou mais)

Troquei também o edredon por um que compramos para nos cobrirmos no Inverno quando estamos no sofã... Agora estou à espera da reacção dele quando chegar ;)