sábado, 23 de julho de 2011

Compota de Nectarina!

ATENÇÃO, acontecimento importante (pelo menos para mim)... fiz a minha 1ª compota!!!!! E ficou um espectáculo!

Depois de ver tantas meninas a fazer compotas, resolvi aventurar-me e experimentar também... isto já a pensar nos cabazes de Natal que irei fazer este ano.

Queria fazer uma compota não muito usual... Embora goste muito das de morango, por exemplo, há-as a pontapé no supermercado a preços acessíveis... gosto também muito de frutos silvestres, mas fica um bocado caro. E sim, já sei que caseiras são melhores, mas queria algo diferente.

Resolvi então fazer compota de nectarina. Primeiro porque não há assim tantas no mercado, segundo porque gosto muito de nectarinas e terceiro porque tinha essa fruta em casa.

Como nunca me tinha aventurado nestas andanças, resolvi consultar um livro que tenho sobre Doces e Compotas e fiz pouca quantidade, para testar se tinha jeito para a coisa.

Vou-vos deixar aqui a receita mas com quantidades maiores para se quiserem experimentar, dar para bastantes frascos. Como já mencionei eu fiz pouca para experimentar (só deu para 2 frasquitos).

Mas aqui estão quantidades decentes.

1 kg de Nectarinas maduras (de preferência)
500 gr. de Açucar Mascavado
Sumo de 1 1/2 limão
2 Paus de Canela
Canela em Pó q.b.

Modo de Preparação:

Descascar as nectarinas e cortar em pedaços. Pôr na MFP, com o açucar o sumo de 1 limão e meio e os paus de canela e pôr no programa de compotas que demora 1h. Findo o mesmo, retira-se para um tacho sem os paus de canela e desfaz-se com a varinha mágica. Depois depende do gosto de cada um. Eu desfiz em puré, mas se gostarem de sentir uns bocadinhos de fruta deixem alguns pedaços.
Levei ao lume cerca de 5 minutos (nesta altura já tinha atingido o ponto de estrada). Polvilhar com canela em pó (é facultativo mas eu adoro canela).
Ainda quente pus em frascos de vidro (reciclados) previamente esterilizados. Tapei e virei-os para baixo durante 24h.

Sugestão: quem apreciar pode juntar frutos secos (vou fazer uns na próxima vez com nozes e outros com pinhões)

Fica divinal... Adoro com bolachinas de água e sal, uma fatia de queijo chevre e um bocadinho de doce em cima... HUMMMM, um doce pecado!


Já fiz também o rótulo, depois falta decorar a tampa, mas este frasco foi só para ter uma ideia do que irei fazer.

Bom fim-de-semana!


7 comentários:

  1. Eu não sou muito doceira, definitivamente bolos, sobremesas, gelados e chocolates não são bem aquilo que eu gosto de comer. e compotas também não aprecio muito. Mas sei que há quem goste muito e é uma boa prenda de Natal. E feita por nós ainda melhor.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Sabes Te, o meu amorzito também não ligava nada a compotas e afins, mas o que é certo é que comeu metade de 1 pacote de bolachas de água e sal com esta compota :P
    Faria se gostasse, ehehehhe!

    ResponderEliminar
  3. Está com muito bom aspecto, sim senhora!
    É uma óptima prenda para oferecer no Natal. Eu agora ando atarefada com a Festa da Lu e com as férias, mas a seguir vou começar com as prendas de Natal também!
    bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Amei a receitinha eu vou fazer!!!
    deve estar uma delicia!!!
    Daniela

    ResponderEliminar
  6. Obrigada meninas :)
    Hoje recebi abóbora... em breve vou experimentar doce de abóbora para ver se também fica bom!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns e que venham muitas mais compotas Guidinha,

    beijokas!!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)