terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Forrar botões.

Este post surgiu devido à minha falta de jeito para a costura. Mas passemos à história: esta Sexta-feira a professora do meu pequenote mandou um recado para casa a pedir que os pais fizessem um fato de carnaval para dia 8 de Fevereiro (dia em que irão fazer um pequeno desfile de Carnaval). Poderiamos escolher entre 2 temas: o mar ou a floresta. Claro que não demorou muito a decidir pois o meu pequenito adora o mar e tudo o que dele provém.

Duas semanas para elaborar este pequeno projecto não é muito e ainda para mais numa altura em que não ando nada inspirada.

Mas como por vezes as ideias surgem do nada e esta cabecinha não pára quando se propõe a fazer algo, durante a noite pensei no seguinte: "e se fizesse algo em feltro que é um material que domino bem e fácil de trabalhar?" Ficou então decidido. Fazer algo em feltro sobre o tema "Mar"!

Quando ao resto da história continuarei a contar amanhã, hoje passarei a explicar algo que foi necessário para a elaboração do fato.

Eu, na minha azelhice pura, forrava os botões de qualquer maneira, mas atrás ficava sempre um alto que a muito custo conseguia disfarçar.

Ora desta vez, acendeu-se uma lâmpada na cabeça desta menina e lá consegui forrar dois botões como deve ser. Não fui pesquisar na net, não mo explicaram, apenas fez-me sentido ser desta forma. E como sei que eventualmente haverá nesta blogosfera alguém que pseudo-forre os botões como eu anteriormente o fazia, passo então a explicar a forma correcta.


1º - Cortar um circulo (ou o mais aproximado de um circulo) com uma margem em relação ao botão.



Com linha e agulha passar em volta com linha e puxar.

Colocar o botão lá dentro e coser.

Simples, não?

Já não ficou um alto, ficou perfeitinho. E eu que andei tanto tempo a fazer mal...

Amanhã mostrarei o fato do pequenote. A tarde de sábado foi totalmente dedicada ao "Mar"... quase 7h de experiências e concretizações, mas acabei.

Querem ver?... Só amanhã ;P

3 comentários:

  1. E ficou lindo,perfeitinho,vamos ver o que sairá dai...rs.Sabe que minha avó tinha uma maquina(se posso chamar assim)de se cobrir botões,e algo manual,mas ficavam lindo,minha mãe ficou com ele e ainda vou tentar cobrir alguns pra ver.
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  2. Não sabia como se fazia, e por acaso estou-me a lembrar que nunca tentei forrar nenhum...

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)