segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Reciclar, reciclar, reciclar...

A minha mãe tem muito jeito para a costura (ao contrário de mim). Por isso, quando vim morar para o Porto, ofereceu-me uma caixa de costura amorosa, para eu guardar as minhas coisas.

Com o passar do tempo (já lá vão 5 anos), as decorações da caixa começaram a ficar amareladas e feias.
O tempo de caixa amorosa já havia passado!

Ontem à noite, cansada de ver a caixa com um ar tão "acabado", decidi deitar mãos à obra e mudar-lhe o visual... 

Agarrei em papel autocolante (que me custou 1,50 numa loja chinesa quando andava à procura de "pechinchas"), fita-cola dupla face, uns botões e carrinho de linhas, e toca de dar outra vida à minha caixa de costura.



ANTES

Ainda lavei a almofada e o saquinho na esperança de os poder colocar também... mas acho que continuam feiosos... já deram o que tinham a dar...


DEPOIS

Com a crise à porta, a palavra de ordem nesta altura do campeonato é: Reciclar!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Achados!

Numa familia, para haver uma verdadeira união, temos de fazer "negociações"!

Quando vamos ao Shopping, o meu amorzinho já sabe: podemos ir à Fnac, Worten, Vobis, mas em contrapartida, também terá de me acompanhar à Portico, Area, e loja do Gato Preto. Assim cada um vê o que lhe interessa e estamos sempre juntos (escusado será dizer que quando também vai o filhote a Toys R Us e a loja Disney estão automaticamente incluidas)!

Mas continuando... eu adoro a Loja do Gato Preto! Ando sempre a par das novidades, promoções, etc...
Há uns tempos largos apareceram lá umas caixas que olhando pareciam livros, mas na realidade não o eram... Eram umas caixas muito giras e haviam em vários tamanhos.

De cada vez que lá ia olhava para elas... o meu amorzito também lhes achava piada, mas ficamos a aguardar pelas promoções. Bem, verdade seja dita que aguardamos tanto que elas acabaram por desaparecer.

Certo dia andava eu a cuscar uma Loja Chinesa quando o meu amorzito me chama e me mostra isto:



Caixa vista de frente

Caixa vista de trás

Umas caixas idênticas às que eu queria mas ainda mais bonitas... Eram caixas que pareciam livros mas com pinturas de quadros! ADOREI!


Se até então tinha ficado triste por não ter comprado as da Loja do Gato Preto. Agora estava contente porque tinha achado umas ainda mais bonitas e ...ATENÇÃO: Por metade do preço :)
Esta caixa com o tamanho maior custou 15 euros.

É como na vida, e lá diz a canção "talvéz todas as portas se fechem para que possamos abrir a porta certa"! No meu caso "perdi" a oportunidade de comprar a caixa que pensava que realmente queria, e quando já não procurava, eis que me surge uma caixa ainda mais bonita e com um preço melhor!







sábado, 26 de fevereiro de 2011

E quando o papel de embrulho acaba?

O meu amorzito vai fazer anos na Quarta-feira :) e eu já lhe comprei uma prendinha que sei que ele vai gostar.

Sempre que possível gosto de ser eu a fazer os embrulhos... Acho que fica mais personalizado (manias, é o que é).

Estava eu filada que tinha papel de embrulho em casa, mas para mal dos meus pecados, papel de embrulho até tinha... mas era de Natal. Ora bolas! Ainda pensei em forrar uma caixa de sapatos do meu filhote (com restos de papel de parede como já o demonstrei aqui), mas a prenda não cabia lá dentro... Raios parta! E eu quando meto uma ideia na cabeça, tem de ser, tem de ser e tem de ser... Portanto, o que tinha de ser é que eu queria fazer o embrulho e pronto.

Comecei a olhar para o que tinha (mas só me lembrava do que não tinha), e nada me ocorria... até que me lembrei de umas folhas coloridas que estavam guardadas (aquelas com as quais forrei os blocos de gavetas, como também já o mostrei aqui).

Umas folhitas coloridas, uma fita de cetim que andava perdida numa caixa e cá está:


Lá diz quem sabe "a necessidade aguça o engenho"!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Quem disse que os vasos eram só para as plantas?

O meu filhote sai a mim... Adora desenhar!

Ainda hoje me lembro de um dos meus presentes favoritos de miuda (já não me lembro se foi no Natal ou no meu aniversário)... Uma caixa de lápis de cor da "Caran d'Ache" (daqueles solúveis em água, que dão para pintar também aguarelas). Eu adorei! A Suiça não faz só bons chocolates ;)

Mas continuando, como sempre adorei desenhar, desde muito cedo que comecei a incentivar o meu pequenito a fazê-lo. Comprei inicialmente aquelas canetas que saem facilmente com água, depois os lápis de cera (que detesto. Estava sempre à espera de encontrar uma "obra de arte" na parede); lápis de cor, etc, etc... Agora tem uma carrada deles!

Há um tempo comecei a pensar, "onde vou pôr isto tudo? Em copos de plástico coloridos? Nahhhh... Em canecas? São muitos! Em estojos? Não são práticos!"

Então eis que me surge uma ideia. Olhei para um vaso muito giro que tinha na cozinha com uma plantita e pensei "É isto mesmo!".Comprei aquele vaso por 1,50 numa loja de utilidades aqui da zona, e é girissimo... e para além de giro tem uma abertura grande portanto, cabem logo muitas canetas, lápis, etc...

Experimentei e aqui está ele:
E giro, não é?
Aproveitei a onda e ainda arranjei outro para pôr mais canetas.

Escusado será dizer que o meu pequenito adorou :)

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Velas, velas e mais velas!

Eu adoro velas... Simplesmente adoro...Quem é que não gosta de chegar a casa, e mal abre a porta vem aquele cheirinho bom que nos invade e conforta?
Por isso mesmo, tenho sempre velas em casa!
A minha preferida é a "sweet home" da Brise, cheira tãoooooooooooo bemmmmmmm, hummmmmm!!! Depois tenho da Sensia "sweet chocolate", que apetece dar uma trinca (a mistura destas duas velas pela casa é um espectáculo). E mais recentemente, pela altura do Natal, experimentei e tornei-me fã daquelas velas que vêm num vidro quadrado da Air Quick "vela espiral crackling fire & cinammon spice". São maravilhosas!
E o que fazer após as velas acabarem? Deitar estes frasquinhos para o lixo? Nahhhhhh!
Estes vidrinhos são polivalentes... Podemos fazer tanta coisa com eles.
Por exemplo:
Quando damos um almoço ou jantar para amigos, podemos fazer pequenos arranjos dentro destes vidros pela mesa. Como são baixos não tapam a cara da pessoa que está à nossa frente. E dão mais cor e graça à mesa!
Nos aniversários dos pequenitos, podemos encher com areia colorida, ou lentinhas laranja e espetar lá dentro chupa-chupas coloridos (já experimentei e fica muito giro).
Mas vou mostrar o que fiz ultimamente com eles.
A minha casa de banho de serviço está decorada com tudo o que é alusivo ao mar (peixes, conchas, búzios, faróis, barcos, enfim...), então fiz os seguintes arranjos para pôr em cima de um móvel de apoio:



No primeiro enchi-o com areia azul (que tinha comprado para decorar o aquário dos peixinhos), pus lá dentro uma vela azul (que tinha comprado numa loja Chinesa), e a concha que está colada no vidro comprei-a o ano passado no Lidl (vinham em caixas de 6 un. em azul e laranja... comprei as duas, claro!).



No segundo arranjo enchi o vidro com pedras, pus uma vela tealight com cheiro a canela que tinha comprado pela altura do Natal na loja Pórtico, e colei um búzio (as tais decorações compradas no Lidl que já mencionei).



Não comprei nada propositadamente, apenas usei coisas que tinha guardadas cá em casa. Acho que ficou giro e alegrou ainda mais a minha WC marinha :)



quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Reciclar caixas de sapatos!

Não sou uma coleccionadora de "tralha" (ao contrário de certas pessoas que eu conheço:P), mas há coisas que guardo na esperança de um dia encontrar algo de útil para fazer com elas.

Tenho algumas caixas de sapatos da Chicco que  ficaram guardadinhas a um canto no roupeiro do meu pequenito, e no outro dia pensei " Hummm, já chega... vou pô-las com um cadito mais de piada e tira-las daqui, onde estão escondidas e a acumular". E assim o fiz, agarrei numa caixa, em pequenos restos papel de parede que sobraram quando forramos o roupeiro interior do meu filhote, numa folha de papel crepe, e lá fui eu.


Forrei a caixa com cuidado para que os cantos ficassem o melhor possivel, e depois imprimi uma imagem em papel autocolante alusiva ao que iria pôr dentro da caixa. Uma imagem do coelhinho da Páscoa (que se aproxima a passos largos). E pôr fim na parte de dentro da caixa pus papel crepe amarelo (para ficar tudo mais "aconchegado").

E ficou assim!
Lá dentro pus uns ovinhos e pintaínhos  que andavam espalhados com a decoração para a Páscoa. Assim ficaram mais arrumadinhos.



Agora tenho mais umas quantas caixas para reciclar. A próxima vou forra-la com papel de embrulho (no Continente têm uns muitos giros). Também vou forrar uma com papel autocolante para ver qual fica mais perfeita.

Estas caixas também podem servir para pôr um presente lá dentro. Com uma fita de cetim fica muito giro.

Acho que vou guardar algumas também para o Natal :)

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Arrumação de brinquedos e afins



O meu filhote tem montanhas, resmas, paletes de brinquedos... Já sei que quando chega o Natal ou o aniversário, tenho de pensar em mil e uma soluções para que ele depois os consiga manter arrumados no quarto.
Nunca gostei de coisas desarrumadas, mas é dificil explicar a uma criança de 4 anos que não pode ter o quarto como um campo de batalha... Atenção que escrevi dificil, mas não é impossivel.

Ora bem, quando eu pensava que as alturas em que teria de dar asas à minha imaginação para arranjar mais espaço para os brinquedos seriam só 2 (aquando da avalanche de brinquedos do natal e anos),eis que me aparecem cá em casa uma carrada de Playmobis que eram do papá dele quando era pequeno... E o meu pequenito também já tinha alguns. Fiquei a transbordar de "felicidade".
Olhei para o quarto... olhei para os playmobis e pensei, "Nahhhhh, tenho de arranjar outra coisa, senão qualquer dia isto parece um centro de reciclagem de cartão".

Num mundo ideal, eu teria mandado fazer uns móveis à medida para que ele lá arrumasse todos os brinquedos, mas como a crise aperta cada vez mais, e eu sou impaciente, gosto de resolver as coisas na hora, lembrei-me do seguinte:

Quando compramos a nossa casinha eu detestava... Atenção: abominava, umas caixas de plástico que existem em várias cores, são fáceis de limpar, e sobretudo são economicas...Mas eu nem as podia ver. 

Mas como por vezes temos de dar a mão à palmatória e acabei por comprar umas para pôr na marquise para arrumar algumas "tralhas". Mas claro tive de dar o meu toque pessoal, para lhes dar alguma graça e ficaram assim:



Como não gostava que as gavetas transparentes mostrassem o que lá estava dentro, pus-lhes umas folhas coloridas na parte da frente (Resulta melhor se for feito com folhas de cartolina, pois são mais resistentes, mas na altura era o que eu tinha em casa). Quem olha pensa que as gavetas são mesmo assim coloridas :)

Portanto, lembrei-me então de comprar umas gavetas para o quarto do meu pequenito e em cada uma delas pôr a colecção correspondente. E ficou assim:

Na frente de cada gaveta pus um rectângulo do cartão da caixa playmobil correspondente. Para além de ficar mais giro ele sabe que bonecos correspondem a cada gaveta.
Agora só me falta comprar mais um bloco para pôr o resto, porque isto é só uma parte.

Afinal estas gavetas de plástico que eu tanto abominava deram bastante jeito, e com um bocadinho de imaginação até que ficaram giras.






segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Rótulos para Frascos!


Há cerca de 1 mês resolvi comprar uma estante (daquelas do ikea) para pôr na cozinha.
Para além de libertar espaço dentro dos armários, onde até então serviam de despensa, poderia dar asas à minha imaginação e decorar as prateleiras com uns frascos simples de vidro com umas etiquetas giraças.
Andava com esta ideia há algum tempo, mas convencer e não convencer o meu amorzito de que iriamos abdicar da 2ª porta da cozinha que fazia ligação directa para a sala, e gastar algum dinheiro com a estante, frascos e papel autocolante...bem, demorou quase 2 meses. Mas valeu a pena!

A estante, como já o mencionei atrás, comprei-a no ikea (e em promoção). Os frascos em vidros comprei-os no hipermercado Continente. São óptimos, existem em vários, o preço varia consoante o tamanho, mas o frasco maior custa cerca de 3,00 e tal... portanto, não é muito caro (e em épocas de crise temos de poupar).

O papel autocolante comprei na staples. Folhas brancas A4 autocolantes, cerca de 10,00 euros. Mas com uma boa disposição da impressão, podemos aproveita-las ao máximo, rentabilizando ainda mais.

A parte mais gira, foi a procura de imagens na net e formata-las ao meu gosto. Acho que ficou giro :)

Até o meu amorzito que estava de inicio relutante com a ideia acabou por dar a mão à palmatória.



Este é o aspecto final... Aproveitei também para lá arrumar alguns dos meus livros de cozinha e revistas de decoração! E voilá :)

domingo, 20 de fevereiro de 2011

O 1º...

E eis que decidi que de hoje não passaria e iria dar inicio ao meu blog... Vamos lá a ver como corre... ideias não faltam...