sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Obras em casa!




Eu e o meu amorzito estas férias não paramos. A primeira semana não conseguimos ir à praia pois, tinhamos ido no fim-de-semana anterior e o meu pequenito ficou com alergia ao sol e tivemosde fazer um tratamento e esperar que as borbolhinhas desaparecessem.

Demos uns passeios e como eu e o amorzito já tinhamos falado em pintar a sala, pois estava a precisar, resolvemos aproveitar os dias menos quentes e começar nós mesmos as obras.

Eu nunca tinha feito nada do género mas lá fui cheia de vontade.

1º e muito importante para começar as obras numa divisão; retirar todo o mobiliário possivel e o que não for retirado protege-lo o melhor possivel. Proteger também portas, rodapés (caso não sejam retirados), janelas, etc. Dá bastante trabalho e perde-se muito tempo, mas garanto que compensa e poupa muito trabalho de limpeza, a posteriori.

2º tratar as paredes, ou seja, colocar massa nas fissuras ou defeitos nas paredes. No mercado há massa já preparada, quer para rachadelas pequenas como fissuras grandes, é uma questão de procurar bem (recomendo o Leroy e Merlin, não só pela diversidade como pelo preço).

3º respeitar os tempos de secagem, quer das massas como das pinturas.

4º no nosso caso não foi preciso pois iriamos pintar da mesma cor, mas colocar um primário facilita muito quando pintamos numa cor diferente da que tinhamos antes.

5º pintar o mais uniformemente possivel. Com rolo para as paredes e áreas grandes e pincel em retoques, áreas mais recortadas e junto aos rodapés. Nós escolhemos uma tinta em promoção recomendada pelo vendedor da loja. A marca é a SIKA, paredes interiores, opaca. Gostei bastante desta tinta pois cobre muito bem e o cheiro desaparece ao fim de poucas horas.

6º Nós demos cerca de 3 de mãos para ficar o mais uniforme possivel. Não esquecer de respeitar o tempo de secagem em cada demão.

Isto são algumas dicas que achei importantes para "pintores de 1ª viagem" tal como nós.

Agora, eu não quis ficar por aqui... e da pintura, que nos deu bastante trabalho e felizmente ainda contamos com a preciosa ajuda do meu sogro, achei que um chão novo daria um ar mais acolhedor à nossa sala. Com orçamento apertado a coisa não é fácil, pois mesmo sendo nós mesmos a fazer o trabalho todo, o material não é de graça, mas adiante... numa ida às lojas AKI, LEROY, vi um material que me acendeu uma luzinha aqui dentro. Falei com o amorzito e após muita ponderação, contas feitas decidimos que era a solução.

Eu já há uns anos que conhecia este material e tinha ideia de utiliza-lo noutra divisão, mas após ver vários modelos achei que na sala iria resultar. Acho que de inicio o meu amorzito ficou um pouco de pé atrás, mas confiou.

Desvendando o mistério falo-vos de pavimento sintético autocolante. É mais fácil de colocar (dificil mesmo só os recortes); relativamente rápido; mais confortável; estéticamente é fantástico (ninguém diz que é vinil); torna a sala mais quente e o que trouxemos tem 10 anos de garantia.

O pavimento da minha sala era em tijoleira:




Aqui mostro-vos os 2 pavimentos :


Agora só o de vinil...

... ou será madeira?


Todas as pessoas que já cá vieram ficam incrédulas quando dizemos que não é chão de madeira.

Depois de 1 semana e meia de obras (sala e wc), a nossa sala agora está assim:




Deu tanto trabalho mas valeu tanto a pena.

15 comentários:

  1. Que diferença, valeu mesmo a pena. Isso era o que eu queria fazer na minha casa, fica muito mais aconchegante.

    Bom trabalho!!!!

    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
  2. Como eu te entendo..
    Pintar e mudar algumas coisas dão logo um novo animo. não conhecia esse chão, até porque não é coisa que me faça falta logo não presto atenção quando vou ás lojas.
    As pinturas cá por casa são como as obras de santa engraçia nunca mais acabam,..
    beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pintinha!
      Gostava de ter uma varinha mágica para que as pinturas fossem imediatas... mas não, dão muito trabalho, mas no fim é muito gratificante.
      Para melhor muda-se sempre ;)
      Beijinho!

      Eliminar
  3. Olá.
    Ficou tão giro!!

    Olha como se chama esse chão? Onde compraste?
    E não fica a notar as juntas do chão que estão por baixo?

    Obrigada e parabens

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Belinha!
      Este chão chama-se mesmo de pavimento vinil autocolante. Existe no Leroy, no aki... mas no Leroy é mais barato e tens mais opções.
      O meu chão era nivelado, portanto não se nota, mas para quem tenha um chão com altos e baixos há um primário que se coloca antes que ajuda a nivelar e cola-se por cima. Só tens de te informar melhor na loja.
      Beijinho!

      Eliminar
  4. Oie,
    Excelente escolha, a sala ficou linda!
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Excelente ideia e resultado :P

    Ainda perco a cabeça e ponho esse vinil na minha cozinha ( aquela tijoleira branca tira-me anos de vida :D )

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há opções muito bonitas a imitar pedra. Eu conheci este material quando procurava algo para mudar o chão da minha marquise (que detesto solenemente).
      Beijinho grande!

      Eliminar
  6. Que grande "animação" que prai houve. :-)

    O importante é que gostas do resultado final, e deves estar tão babada por poderes dizer que fizeram tudo sozinhos.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Olá Guidinha,
    Já tinha visto este pavimento no programa «Querido mudei a casa» e achei muito interessante.
    Parece ser muito fácil de aplicar, talvez a parte mais chata de qualquer obra é o remover tudo para pintar ou pôr pavimento... deve ter dado um bocado de trabalho...
    Mas vendo o lado positivo... a sala ficou toda linda e o pavimento deu-lhe um ar bem mais aconchegado. Aproveitem bem!...
    Bjs,
    Teresa C.
    (Peço desculpa, mas não sei se o anterior comentário foi publicado,o meu gato veio para cima do teclado e não sei onde carregou...)
    )

    ResponderEliminar
  8. Estou a pensar em colocar este chão na minha casa toda (quartos e salas) também tenho mosaico por baixo. Fez alguma preparação (para disfarçar as juntas)? colou directo? continua satisfeita?

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita :)